Prefeitura de Adamantina orienta como denunciar queimadas em quintais e terrenos
Poder público orienta como denunciar práticas de atear fogo em quintais e terrenos, no municÃpio.

A incidência de queimadas nos últimos dias em Adamantina – interrompida nesta semana em razão das chuvas que atingem a região – em especial os casos de moradores que ateiam fogos em quintais e terrenos, levou a Prefeitura local a emitir uma orientação sobre como agir, em dias situações: quando do acionamento do Corpo de Bombeiros e para realizar denúncias sobre essas práticas.
Conforme a nota, caso o morador deseje fazer denúncias a respeito de pessoas que estão ateando fogo, a orientação é entrar em contato com o Departamento de Fiscalização de Posturas, por meio dos telefone (18) 3502-9059 das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30. Outra forma de denunciar, segundo o poder público, é fazendo uso do canal da ouvidoria no número (18) 3502-9072 ou, ainda, pelo e-mail ouvidoria.pma@adamantina.sp.gov.br.
Corpo de Bombeiros combatem incêndio em terreno (Cedida).
Já o acionamento de equipes de combate aos incêndios deve ser feito pelo telefone de emergência do Corpo de Bombeiros, pelo 193. A Prefeitura destaca que a corporação militar é detentora dos meios para controlar e evitar a propagação do fogo. O telefone de emergência dos Bombeiros funciona 24 horas por dia, todos os dias.
Alerta da Defesa Civil estadual
Em um comunicado à imprensa nesta quarta-feira (14), a Defesa Civil estadual informa que, entre sábado (17) e quarta-feira (21), o tempo voltará a ficar firme e as chuvas serão restritas apenas à faixa leste paulista e, dessa forma, a umidade relativa do ar volta a entrar em queda, principalmente no norte, oeste e centro do Estado de São Paulo, onde haverá risco para incêndios.
Segundo o órgão, a baixa umidade do ar virá acompanhada de fortes rajadas de vento, que podem variar entre 40 km/h e 60 km/h, em grande parte do Estado, principalmente no sábado (17) e no domingo (18). Os fortes ventos despertam a preocupação, pois diante de uma queimada podem espalhar os focos de incêndio para outras áreas.
Nova ferramenta de monitoramento para queimadas
Neste ano a Defesa Civil vem testando uma nova ferramenta de monitoramento via satélite, capaz de identificar, em tempo real, áreas de queimadas em todo o território paulista. A nova tecnologia também emite alertas com as áreas que possuam maior probabilidade às queimadas, classificando-as em alerta, alto ou baixo risco à queimada.
O sistema utiliza dados e imagens de quatro satélites diferentes, a inteligência artificial cruza os dados e exibe aos operadores do sistema os focos de incêndio captados pelos equipamentos. Já para mapear as áreas com maior risco a incêndios o sistema utiliza diversas variáveis, como por exemplo: umidade do ar, temperatura, acumulado de chuvas e previsão para os próximos dias, vento e radiação solar. Com esse cálculo é possível estimar o risco dos próximos cinco dias, permitindo, assim, a adoção de medidas preventivas antecipadas para a prevenção às queimadas. Nos primeiros meses de teste já foi possível confirmar a efetividade da nova tecnologia. Os operadores já conseguiram identificar focos de incêndio em diversos pontos do estado de SP, permitindo o acionamento do Corpo de Bombeiros e dos agentes da brigada municipal, responsáveis por irem ao local e combaterem as chamas.
Prevenção
Estudos indicam que a maioria dos incêndios são ocasionados por uma ação humana, tanto criminosa, quanto não intencional. As queimadas emitem gases tóxicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde humana, causando problemas no sistema respiratório e desordens cardiovasculares.
Queimadas trazem riscos e são proibidas (Cedida).
Os cidadãos devem colaborar adotando algumas posturas preventivas: Não faça queimada para limpeza de terreno ou para destruição de lixo, optando sempre pelo descarte no lugar indicado; não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias; A soltura de balões, além de ser crime, pode provocar acidentes aéreos e incêndios.