Cidades

Prefeitura apresenta detalhes dos projetos de revitalização do centro e praça Élio Micheloni

Salles Filho terá calçadas ampliadas. Praça Élio Micheloni ganhará fonte luminosa musical.

Por: Da Redação atualizado: 19 de abril de 2021 | 12h17
Perspectiva sobre a intervenção na Rua Deputado Salles Filho (Divulgação/PMA). Perspectiva sobre a intervenção na Rua Deputado Salles Filho (Divulgação/PMA).

Nesta semana, no balanço dos 100 dias do segundo mandato do prefeito municipal, o poder público apresentou detalhes dos projetos de revitalização anunciado em janeiro deste ano, que impactarão, inicialmente, um trecho da Rua Deputado Salles Filho e a praça Élio Micheloni.

Na live dos 100 anos, os detalhes das intervenções foram apresentados pelo secretário municipal de planejamento, João Vitor Marega.

As intervenções visam dar visibilidade ao comércio local, fomentar a economia, promover ações de acessibilidade, aprimorar os aspectos de mobilidade urbana e modernizar o layout dos espaços públicos, com o objetivo de tornar esses espaços mais atrativos e acolhedores.

Em janeiro foi constituída uma comissão para discutir as propostas e levantar sugestões. A  comissão tem representantes da Prefeitura e Câmara Municipal, das áreas de engenharia civil e arquitetura, da imprensa, comércio e sociedade civil.

Etapa inicial: Salles Filho 

A primeira etapa da revitalização do centro contempla a Rua Deputado Salles Filho, em um trecho inicial entre a Rua Josefina Dall´Antônia Tiveron (pátio da feira livre) até o cruzamento com a Avenida Capitão José Antônio de Oliveira.

(Divulgação/PMA).

Ao longo dessas cinco quadras a intervenção irá ampliar o passeio público, que também receberá piso tátil e mobiliário urbano, como bancos, realinhamento da sinalização de trânsito de solo e vertical e arborização adequada para as características da via.

A área próxima à Caixa Federal deve receber uma lombofaixa. Inicialmente não há previsão de criação de calçadão.

Praça Élio Micheloni

A Praça Élio Micheloni é um refúgio arborizado e de convivência, no centro da cidade. O espaço deve ganhar reforço nos elementos de paisagismo com espécies produzidas no próprio viveiro municipal.

A proposta prevê também a reforma dos banheiros públicos, implantação de iluminação led, instalação de equipamentos para produção de energia solar – para tornar o lugar autossustentável quanto a energia elétrica – além da abertura de poço artesiano e nova pintura.

(Divulgação/PMA).

(Divulgação/PMA).

O destaque, na praça, é a esperada revitalização da fonte, há anos desativada. O espelho d´água será recuperado e receberá 18 pontos de saída de água integradas a um sistema de música, que determinarão o ritmo do movimento das águas. A fonte luminosa musical deve atrair público da cidade e região, de volta à praça.

De acordo com o poder público, essas adequações estão sendo orçadas e a administração municipal está buscando a formalização de parcerias público-privadas para execução das propostas.  

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança

Publicidade

FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone