Prefeito, vice-prefeita e vereadores são empossados; Paulo Cervelheira é eleito presidente da Câmara
Sessão solene de posse foi presidida pelo vereador Alcio Ikeda.

O vereador mais votado nas eleições de 2020, Alcio Ikeda, presidiu a sessão solene de posse do prefeito, vice-prefeita e vereadores, em Adamantina. A sessão ocorreu no plenário da Câmara Municipal, iniciada às 9h, tendo como cerimonialista convidado o radialista Jonas Bonassa.
Em razão da pandemia da Covid-19 e pela decisão do Governo de SP que colocou o estado na fase vermelha do Plano SP nesta sexta-feira, sábado (2) e domingo (3), de restrição máxima, a solenidade foi restrita aos eleitos, funcionários da Câmara e imprensa. O público pôde acompanhar a partir das transmissões em vídeo pela Câmara Municipal e TV Cidade, e pelas emissoras de rádio.
(Reprodução).
Após a composição da mesa diretora e constatação do quórum, foi executado o hino nacional brasileiro. Em seguida, foi iniciado o rito formal de posse da 18ª Legislatura. Alcio leu o compromisso, declarando “Assim Prometo”. Em seguida, o vereador Hélio José dos Santos, atuando como primeiro secretário da mesa diretora, conduziu a chamada dos vereadores, que também responderam ao rito.
Ao final, Alcio Ikeda declarou todos os vereadores empossados, e foi lido o termo de posse, que em seguida foi assinado por todos, chamados individualmente para a formalização do documento.
(Reprodução).
Após a posse dos vereadores, foi conduzida a posse do prefeito reeleito, Márcio Cardim, e da vice-prefeita eleita, Maria de Lourdes Santos Gil, que leram o juramento, individualmente, e assinaram o termo de posse.
Eleição da Mesa Diretora
Depois de concluída a etapa de posse, foi aberta a eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal, para o biênio 2021/2022, que a partir desta legislatura passa a ser aberta. Essa novidade foi introduzida pela legislatura anterior, que alterou o Regimento Interno e a Lei Orgânica Municipal.
O vereador Paulo Cervelheira foi eleito presidente da Câmara, como antecipou o SIGA MAIS no final da primeira quinzena de dezembro (reveja). A votação foi feita em cédulas, identificadas. Em seguida, procedeu-se a apuração. Paulo recebeu votação unânime.
A nova mesa diretora ficou com a seguinte composição:
Presidente: Paulo César Cervelheira de Oliveira (PV)
Vice-presidente: Aguinaldo Pires Galvão (DEM)
1º secretário: Alcio Roberto Ikeda Junior (Podemos)
2º secretário: Hélio José dos Santos (PL)
(Reprodução).
Da nova mesa diretora, presidente Paulo Cervelheira (ao centro) e o 1º e 2º secretários Alcio Ikeda e Hélio Santos (Cedida).
Após a apuração, a nova mesa diretora tomou acento e passou a presidir os trabalhos da sessão solene. (Continua após a publicidade...)
Prefeito faz investidura no cargo
O prefeito, após a posse, se dirigiu ao gabinete, no quinto andar do paço municipal, para a investidura no cargo. A solenidade do poder executivo também foi restrita (leia mais).
Nova formação da Câmara
Aguinaldo Pires Galvão - DEM (4,29%): 704 votos
Alcio Roberto Ikeda Junior - Podemos (11,17%): 1.832 votos
Antônio Leôncio da Silva “Bigode da Capoeira” - Podemos (2,99%): 490 votos
Cid José Aparecido dos Santos - DEM (3,76%): 617 votos
Hélio José dos Santos - PL (4,54%): 745 votos
Noriko Onishi Saito - PV (4,07%): 667 votos
Paulo César Cervelheira de Oliveira - PV (3,20%): 524 votos
Rafael Rodrigues Pacheco - Podemos (2,18%): 357 votos
Ricardo Soares Canjirão “Riquinha” - DEM (3,65%): 598 votos