População e autoridades se movimentam pela manutenção do Projeto Guri
Iniciativas tentam sensibilizar governador João Dória e reverter decisão pelo fechamento do Programa

Dos 37 Polos do Projeto Guri, na região de Presidente Prudente, 19 deverão ser desmobilizados. Os cerca de 95 trabalhadores desses 19 Polos já estão em aviso prévio e em contagem regressiva para serem desligados.
A decisão é do governador João Dória (PSDB), por meio de corte de recursos no orçamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, principal mantenedora do programa, que é executado pela organização social (OS) Amigos do Guri.
Na região, os 19 Polos desmobilizados oferecer cerca de 4.800 vagas e operam com cerca de 3.270 alunos, entre crianças e adolescentes. Em Adamantina, são 220 vagas, todas ocupadas (reveja). A equipe local já foi notificada da decisão e cumpre aviso prévio, com previsão de trabalho até o dia 18 de abril.
Os 17 Polos que deverão ser desmobilizados, com os cortes orçamentários realizados pelo governador João Dória, estão nas cidades de Adamantina, Álvares Machado, Caiabú, Dracena, Junqueirópolis, Rancharia, Martinópolis, Nantes, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Pirapozinho, Piquerobi, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Sagres, Tarabai, Teodoro Sampaio e Tupi Paulista.
Polo do Projeto Guri, em Adamantina: toda a equipe de aviso prévio (Siga Mais).
Pelo Programa, a OS Amigos do Guri contrata e remunera professores, e responde por todos os instrumentos, materiais e metodologia. Já os municípios cedem os espaços – próprios municipais ou alugados – para o funcionamento da atividade, e respondem pelas despesas de água, energia elétrica e telefone.
Mobilização
Depois que se tornou pública a decisão que colocou os educadores e pessoal administrativo do Projeto Guri em aviso prévio, surgiram diversas manifestações, da comunidade e da classe política.
A AMNAP (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) já se manifestou, de maneira oficial, onde se posiciona contra a decisão pelo fechamento de Polos do Projeto Guri. Em comunicado, a AMNAP informa que há uma "mobilização para reverter a situação de fechamento das unidades do Projeto Guri na região da Nova Alta Paulista".
Em sua página no Facebook, o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) disse estar acompanhando o caso do Projeto Guri e já conversou com o secretário estadual de cultura e economia criativa, Sérgio Sá Leitão, com o vice-governador Rodrigo Garcia e com o líder do governo paulista na Assembleia Legislativa, deputado Carlão Pignatari, e que trabalha para manter o projeto Guri em pleno funcionamento, ressaltando seu caráter social e cultural.
O deputado Bragato também publicou vídeo, onde traz declaração do secretário estadual de cultura e economia criativa, Sérgio Sá Leitão.
Em declaração ao Portal Bueno, o deputado estadual Ed Thomas (PSB) considera o corte de verba da cultura desnecessário. “O governador está tirando de pessoas. São centenas de crianças e adolescentes que participam do Projeto Guri, um programa que leva cultura para muitas pessoas, principalmente os mais humildes, e cortar o projeto, é cortar sonhos. Nós vamos lutar para que o Doria reveja essa medida”, disse. “É preciso entender que da mesma forma que as pessoas têm fome de alimento, elas têm fome de cultura, e o projeto atende uma questão importante, porque trabalha com sonhos, coloca a cultura da música na vida das pessoas, e forma cidadãos”, completou Ed Thomas.
Na próxima semana, Câmaras Municipais da região deverão formalizar pedidos de informações, requerimentos e manifestos de repúdio ao desmonte do Projeto Guri, na tentativa de sensibilizar o governo de São Paulo para rever a decisão. Diversos vereadores se mobilizam para que o tema esteja presente nas discussões legislativas das cidades atingidas pela medida.
Prefeitos das cidades onde os Polos estão na iminência de fechamento também se mobilizam para cobrar do governador João Dória a permanência do Projeto Guri. (Continua após a publicidade...)
Petição pública
Outro instrumento de mobilização, com livre adesão, é uma petição pública que circula pela internet desde ontem (29). Até às 17h deste sábado (30) o documento eletrônico já reunia mais de 109 mil adesões. Assine aqui.
Secretaria da Cultura e OS Amigos do Guri se manifestam
Sobre a decisão que levou ao aviso prévio cerca de 95 funcionários dos 17 Polos do Projeto Guri ameaçados de fechamento na região de Presidente Prudente, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa se manifestou em nota. “O impacto do contingenciamento nos programas, instituições e ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa está sendo avaliado. As metas são minimizar as consequências e buscar mais eficiência e mais eficácia. Estamos fazendo reuniões individuais com cada uma das 18 organizações sociais, incluindo as gestoras do Projeto Guri, para definir as prioridades e os ajustes necessários. Trata-se de um imperativo da realidade orçamentária do Estado”.
A organização social que faz a gestão do Projeto Guri também se pronunciou. “Até o momento, a Amigos do Guri, responsável pela administração dos polos do Projeto Guri no interior e litoral do Estado, não obteve da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, nossa principal mantenedora, a confirmação de que iremos receber os recursos que seriam necessários à manutenção de atual rede de atendimento. Estudo preliminar indica a necessidade de um possível fechamento de polos na região de Presidente Prudente, cujos funcionários entraram em aviso prévio hoje (29). O Projeto Guri segue em negociação com a Secretaria para reverter essa situação”.