Ponto crÃtico: Sabesp não explica sobre repetidas intervenções na rede no começo do Jd. Adamantina
SIGA MAIS foi procurado por moradores e buscou a posição da Sabesp, que não respondeu.

Um cenário onde são frequentes as intervenções na rede de abastecimento de água pela Avenida Rio Branco, altura do Jardim Primavera e início do Jardim Adamantina, em Adamantina, chamou a atenção de moradores da localidade, e quem passa pelo trecho. A mais recente foi no final do mês passado.
As repetidas intervenções afetam o abastecimento de água, fator que impacta diretamente nos moradores, sobretudo das regiões do Jardim Adamantina, Jardim Primavera, Parque Itaipus e imediações, e atingem a estrutura do pavimento asfáltico.
(Imagem: Siga Mais – 29/10/2024).
Após ser questionado por moradores, o SIGA MAIS esteve no local no dia 29 de outubro e confirmou obras recentes, inclusive com funcionário de empresa terceirizada trabalhando. No mesmo dia a reportagem solicitou informações à Sabesp, responsável pelo abastecimento de água na cidade, para que a empresa pudesse esclarecer, porém não respondeu ao pedido da imprensa.
Na ocasião o SIGA MAIS perguntou: “Por que ocorrem, de longa data, frequentes intervenções no sistema de abastecimento de água, na Avenida Rio Branco (altura do Jardim Primavera e início do Jardim Adamantina), em frente à Casa Afro?” e “Que tipo de medida definitiva pode ser aplicada ao local, para minimizar as rotineiras intervenções (rompimento da via pública, obras, desvio no trânsito, transtornos aos moradores e implicações na regularidade do abastecimento de água), que neste caso afetam, sobretudo, moradores do Jardim Adamantina, Jardim Primavera e Parque Itaipus?”.
(Imagem: Siga Mais – 29/10/2024).
O e-mail foi enviado para comunicacao_sabesp@sabesp.com.br, que é o canal para essas demandas. Houve confirmação de recebimento. Mas as duas perguntas ficaram sem resposta. O espaço continua à disposição para a manifestação da empresa.
Falhas no abastecimento de água: Ministério Público instaura inquérito civil
O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio da Promotoria de Justiça do Consumidor, em Adamantina, instaurou inquérito civil para apurar notícias de eventuais interrupções no fornecimento de água em bairros da cidade. No município os serviços são prestados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
A apuração ocorre após representação feita pelo vereador Alcio Ikeda (Republicanos) depois de reunir reclamações feitas por moradores. Em março deste ano o SIGA MAIS noticiou sobre a instauração do procedimento preparatório para abertura de inquérito civil, etapa em que as partes, como a Sabesp e a Prefeitura de Adamantina, foram acionadas para prestar esclarecimentos.
As reclamações iniciais, que embasaram a apresentação do caso ao MPSP, versavam a princípio falhas no abastecimento de água na região do Jardim Adamantina e entorno, conforme o procedimento preparatório de inquérito civil do mês de março. Depois os mesmos problemas evoluíram para o outro extremo da cidade, a região do Jardim Bela Vista.
As reclamações dos moradores foram mostradas em diferentes reportagens pelo SIGA MAIS, uma delas em setembro do ano passado, que foi juntada à denúncia.
A abertura do inquérito civil, sob número 0182.0000003/2024, foi comunicada pelo promotor de justiça João Carlos Talarico ao vereador Alcio Ikeda. O documento tem data de 16 de setembro.
A empresa foi notificada pelo MPSP a apresentar informações acerca de eventuais interrupções no fornecimento de água nos Bairros Jardim Bela Vista, Residencial Montangnoli, Jardim dos Poetas e Jardim Bandeirantes, detalhando de forma pormenorizada quais as providências administrativas e ou técnicas que foram ou serão adotadas pela empresa para sanar eventuais falhas no fornecimento de água nessas localidades.
O MPSP pediu ainda que a empresa informe quais as medidas de natureza administrativa e/ou técnica que estão sendo implementadas visando assegurar a segurança futura no fornecimento de água na cidade de Adamantina.