Cidades

Poder público instala ninhos artificiais para reprodução de araras em Adamantina

Projeto Arara-Canindé objetiva oferecer uma ferramenta segura para a reprodução das aves.

Por: Natacha Dominato | Comunicação/Prefeitura de Adamantina atualizado: 16 de dezembro de 2022 | 19h13
Um dos ninhos artificiais instalados para abrigar as aves em período de reprodução (Da Assessoria). Um dos ninhos artificiais instalados para abrigar as aves em período de reprodução (Da Assessoria).

No começo da manhã ou no final de tarde é possível notar no céu de Adamantina a presença de araras da espécie Canindé. 

Diante da presença delas, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), deu início ao projeto chamado de “Arara-Canindé”.

A iniciativa consiste na instalação de ninhos artificiais com o objetivo de oferecer para as araras, pica-paus e tucanos, uma ferramenta para que elas possam reproduzir de forma segura e livre de agressões físicas e dos predadores.

Aberturas feitas em palmeiras mortas, em praça de Adamantina (Da Assessoria).

A SAAMA promoveu a abertura de brechas nas palmeiras mortas da Praça Vereador José Parrilla, facilitando a formação de novos ninhos e onde já é possível observar filhotes, vez que as araras-canindé nidificam entre dezembro e maio.

Publicidade

Rede Sete Supermercado

As aves costumam andar em grupo, mas para a reprodução, diferente de outras espécies, vivem com o mesmo parceiro a vida toda. Elas se alimentam de frutos e sementes.

Aberturas em Adamantina (Siga Mais).

Inicialmente, foram confeccionados seis ninhos artificiais que serão instalados em áreas públicas da cidade: Praças Vereador José Parrilla e Élio Micheloni e Parques dos Pioneiros e Caldeira, além da instalação de dois ninhos artificiais que serão instalados em frente às duas residências.

“Caso algum morador tenha o interesse de instalar o ninho artificial, basta entrar em contato, pois a SAAMA fará a instalação ou se tiver palmeiras mortas plantadas, serão abertas brechas para que novos ninhos se formem”, afirma Thiago Benetão, secretário da pasta.

Publicidade

Cóz Jeans
FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone