Cidades

Piano utilizado para ensaio do Hino de Adamantina em 1956 está na Escola Estadual Helen Keller

Um aluno que estudou no antigo Ginásio Estadual, na época, reconheceu o piano.

Por: Da Redação atualizado: 12:00
Piano e banqueta que se encontram na Escola Estadual Helen Keller (Divulgação/João Carlos Rodrigues). Piano e banqueta que se encontram na Escola Estadual Helen Keller (Divulgação/João Carlos Rodrigues).

O escritor e pesquisador da história adamantinense, João Carlos Rodrigues, divulgou na manhã desta segunda-feira (17) uma nota à imprensa onde informa que o piano utilizado em 1956 para os ensaios do Hino de Adamantina, composto pelo professor Raul Thomaz Oliveira do Valle, está na Escola Estadual Helen Keller.

Raul do Valle no ensaio dos alunos do Ginásio Estadual (hoje Helen Keller), na década de 50 (Acervo/João Carlos Rodrigues).O piano, na Escola Estadual Helen Keller (Divulgação/João Carlos Rodrigues).

Segundo a nota, João Carlos foi recebido na unidade de ensino – antigo Ginásio Estadual – pelo diretor Paulo Alves de Araújo, onde pode constatar o instrumento musical, utilizado há mais de seis décadas, para os ensaios do hino oficial da cidade. Também foi localizado a mesma banqueta usada por Raul do Valle, quando da utilização do piano.

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Conforme a nota, as imagens dos objetos foram enviadas ao autor do hino, que confirmou serem aqueles usados em 1956. Na mesma escola, Raul do Valle era professor catedrático de canto orfeônico, muito praticado à época. Ele compôs a letra e música do hino quando tinha 20 anos, oficializado por meio da Lei Municipal 355/56, pelo então prefeito Euclydes Romanini.

 Momento solene em que o Professor Raul do Valle faz a entrega do Hino de Adamantina ao então prefeito Euclydes Romanini, em 1956 (Acervo/João Carlos Rodrigues).

A João Carlos Rodrigues, Raul do Valle respondeu: “Que surpresa agradável rever o piano de nosso querido Ginásio Estadual. Ele foi muito útil para acompanhar meu orfeão durante os seis anos de atividade em Adamantina. Logo que compus o hino, meus alunos cantaram acompanhados por ele. Valeu a pena!”.

Publicidade

FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone