Pesquisa com café realizada em Adamantina é apresentada em estande no Global Agribusiness Festival
Apta Regional de Adamantina tem se dedicado há dez anos à seleção de clones de café robusta.

O Allianz Parque na capital paulista recebe nesta semana o Global Agribusiness Festival (GAFFFF 2025), um dos maiores eventos do agronegócio mundial. A programação foi aberta ontem (5) e termina nesta sexta-feira (6).
O GAFFFF 2025 é organizado pela consultoria agrícola DATAGRO. A estrutura apresenta um pavilhão de exposições, palestras internacionais, shows e área gastronômica. Mais de 100 empresas agtechs e startups exibem soluções e tecnologias inovadoras para o setor.
O espaço do evento no Allianz Parque tem um estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). O local é palco de demonstrações de projetos e pesquisas inovadoras realizadas pelo Governo de SP.
Um dos destaques no estande da SAA é o café canephora, uma variedade resistente a pragas e doenças, que, embora não seja tradicionalmente cultivada em São Paulo, tem grande importância para o estado devido ao seu processamento e exportação. Conforme divulgou a SAA, a Apta Regional de Adamantina tem se dedicado há dez anos à seleção de clones de café robusta adaptados às condições paulistas.
Um dos entusiastas da pesquisa é o engenheiro agrônomo Fernando Takayuki Nakayama, à frente da Apta Adamantina. A iniciativa já foi tema de reportagem no Siga Mais.
Pesquisador Fernando Takayuki Nakayama no estande (Apta).
A Apta Regional também apresentou o potencial da rã-touro, única espécie cultivada em cativeiro para produção de carne e com alto potencial de crescimento no país. Além disso, a rã-touro é um bioindicador de poluição, o que demonstra a preocupação da pesquisa com questões ambientais.
A CATI Sementes e Mudas também marcou presença, trazendo novidades como o cultivo de cacau e seleções de frutas vermelhas, incluindo mirtilo e framboesa.
Durante o evento o Governo de SP sancionou o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISP-POV). O novo serviço será responsável pela fiscalização, inspeção e auditoria de produtos de origem vegetal e seus derivados, bem como dos produtos da algicultura e da fungicultura.