Cidades

Penitenciária de Pracinha realiza Semana Interna de Prevenção ao Acidentes

Programação abordou temas ligados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e finanças pessoais.

Por: Da Assessoria
SIPAT ? Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, realizada na Penitenciária de Pracinha (Foto: Cedida). SIPAT ? Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, realizada na Penitenciária de Pracinha (Foto: Cedida).

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Penitenciária de Pracinha, em conjunto com a diretoria e demais servidores com o auxílio da EAP (Escola de Administração Penitenciária) “Dr. Luiz Camargo Wolfmann”, vem desenvolvendo atividades visando a saúde e a qualidade de vida de todos os colaboradores da unidade.
Assim, aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2018 a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), sendo esta uma importante iniciativa para proporcionar conhecimentos, instrução, qualidade de vida e entretenimento aos servidores, através de palestras e treinamentos. O evento atingiu seu objetivo principal, orientando e conscientizando os servidores sobre a importância da prevenção em todos seus aspectos.

Saúde e qualidade de vida

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, por isso foi dado um destaque especial ao “Setembro Amarelo”. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.
Com isso, a CIPA aproveitou esse importante momento para falar sobre prevenção do suicídio e, aos poucos, quebrar alguns tabus, na tentativa de “identificar que a pressão interna está muito elevada, que o copo está para transbordar e, nesse momento, ou antes, disso, pedir e aceitar ajuda é muito eficiente;  além de conversar com alguém, seja conhecido ou desconhecido, de forma acolhedora e sem críticas, já ajudaria essa pessoa a superar aquele momento”, diz nota distribuída à imprensa.
Foi realizada ainda a exposição de painéis informativos sobre prevenção de DST’s, alcoolismo e tabagismo. Com o auxílio do setor de saúde da unidade, foi realizada a triagem para aferição de pressão e glicemia capilar, realizando os exames, tirando dúvidas e passando orientações aos servidores.

Palestras

No primeiro dia da SIPAT a programação contou com a presença de Luiz Carlos Galvani, com a palestra de Finanças Pessoais, uma estratégia para provocar reflexão e fazer com que os servidores saiam de sua zona de conforto para repensar suas ações, criticarem seus comportamentos e criar um plano de contingência para lidar com a crise. Durante a tarde, participação da psicopedagoga e coach Adriana Moreira Cunha, vivenciando momentos mágicos com a discussão sobre psicologia positiva e o desafio de aprender com todas as vivências. “O que não vale é dar muita ênfase a situações negativas, como tendemos a fazer. Temos que aprender a ser humanos, aceitando nossos defeitos e sabendo lidar com eles”, diz a nota. “Pessoas que pensam positivo são mais felizes e até vivem mais. Mas uma dose de pessimismo também é importante. O otimismo em excesso pode ofuscar a realidade e ainda causar depressão diante de frustrações inesperadas. Realmente, a vida pode surpreender e devemos estar preparados para reagir adequadamente. Equilíbrio é fundamental e a forma como encaramos os eventos também é determinante”, continua.
No segundo dia da SIPAT foi realizada a palestra com o Dr. Juliano Amaral, conversando um pouco sobre o sedentarismo e as doenças que o mesmo causa, colocando em pauta a importância de práticas saudáveis, como atividades físicas e alimentação adequada. No período da tarde, presença dos representantes da Hinodê - Erica Vendramin Cancian, Cleiton Figueira Nascimento e Ricardo Rodrigues da Mata, falando sobre consumo econômico e dando dicas de crescimento profissional.
Na manhã do dia 27, presença do servidor Paulo Silas, da Penitenciária de Dracena, e seu ventríloco Chiquinho. Com muito humor e descontração, proporcionou aos servidores informações, conscientização, orientações e esclarecimentos sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida. No início da tarde, presença das servidoras Luciana Carneiro e Juraci Peixoto, do núcleo pessoal da CROESTE, esclarecendo dúvidas sobre aposentadoria. E para finalizar o evento, o Prof. Lino Costa realizou uma aula de zumba, chamando atenção para a prática de exercícios físicos que em geral é deixada em segundo plano pela grande maioria dos servidores, ou seja, o “sedentarismo impera pelos mais diferentes motivos e argumentos. Mas é possível encontrar prazer nas atividades físicas e fazer com que se torne um hábito permanente e bem-vindo”, reforça a nota.
A SIPAT foi feita para os funcionários, um momento de confraternização e uma proposta de pensar e investir no bem-estar de cada um. Por isso, quando o retorno é dado às atividades propostas, o sucesso está garantido. “Sendo assim, podemos ver que a missão foi cumprida e nos resta agradecer a presença de cada um que reservou um tempinho do seu dia de trabalho para dividir conosco momentos de reflexão sobre saúde e bem-estar”, menciona a nota. “As atividades propostas contaram com públicos interessados e integrados ao tema desta edição – Insista, persista e não desista –. Foi muito bom poder encontrar colegas de trabalho em momentos agradáveis de descontração e lazer”, completa.
Os integrantes da CIPA agradecem também a todos os patrocinadores e colaboradores, que nos ajudaram a viabilizar mais uma SIPAT.

Fotos

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais