Peixes sob risco com pouca água na Praça José Costa
Pouca água, somada à sujeira e aquecida pelas altas temperaturas põem peixes em risco.

A situação dos peixes que vivem nas águas da fonte ornamental existente na Praça Jose Costa (Jardim da Estação) causa preocupação. O assunto chegou ao SIGA MAIS no último domingo (20), a partir de denúncia de moradores. A reportagem foi ao local para conferir a reclamação.
O nível da água está muito baixo (cerca de 30 centímetros). A água está esverdeada e com as altas temperaturas registradas na cidade, há um aquecimento natural da mesma, ampliando assim os riscos aos peixes.
A densidade da sujeita esverdeada da água tende a aumentar, pois em razão do menor volume de água, amplia-se a concentração de fungos e algas na área. A água parada, em baixo nível e suja, também pode reduzir a disponibilidade de oxigênio aos peixes.
Se não for tomada uma medida de reposição da água, os peixes tendem a agonizar, sobretudo em razão do baixo oxigênio e redução do volume de água, por evaporar, como consequência do calor.
A alterativa seria a limpeza do local e a substituição da água, bem como sua renovação e reposição permanentes, o que é feito de maneira manual diante da existência de dispositivos, como bóias e bombeamento automático, que possam repor o nível da fonte ornamental.