Cidades

Pão com mortadela e maconha: mais uma tentativa de visitante em levar droga a presídio

Casos se repetem e são marcados pela criatividade e ousadia dos visitantes de detentos.

Por: Da Redação atualizado: 26 de setembro de 2018 | 22h32
Maconha foi descoberta em meio ao sanduiche de pão, mortadela e alface (Fotos: Cedidas/SAP). Maconha foi descoberta em meio ao sanduiche de pão, mortadela e alface (Fotos: Cedidas/SAP).

As visitas realizadas junto aos detentos que cumprem penas em penitenciárias da região vinculadas à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) e a remessa de encomendas via Correios têm sido marcadas por inúmeras tentativas criativas para inserção de drogas, celulares e outros objetos proibidos.
Porém, a dinâmica e a habilidade dos agentes de segurança permitem uma detalhada varredura nos materiais levados pelos visitantes (embalagens, sacolas, produtos e mercadorias), inclusive introduzidos no próprio corpo. Os mesmos cuidados são dedicados a encomendas recebidas via Correios, enviadas por familiares inscritos no rol de visitantes.
E a cada nova semana são novas situações que revelam a tentativa criativa dos visitantes, que por sua vez se deparam com uma equipe treinada e equipamentos, que se impõem como uma barreira ao ingresso de materiais ilícios ao interior das unidades prisionais.
Na Penitenciária de Tupi Paulista, na última sexta-feira (21), uma encomenda via Sedex foi examinada no setor de inclusão, durante procedimento de segurança de praxe, tendo como remetente a irmã de um sentenciado. No interior da embalagens, quatro rolos de papel higiênico. Porém, em um exame mais detalhado, os agentes encontraram maconha envolta entre as camadas de papel, nos rolos.
No domingo (23), o registro de destaque foi junto à Penitenciária I de Lavínia, onde a mãe de um sentenciado levou lanches para o filho, que cumpre pena na unidade. Acontece que, disfarçadas entre a alface, haviam porções de ervas esverdeadas, aparentando maconha. Ao ser indagada, a mulher disse que não sabia do ilícito, pois quem havia preparado o alimento foi outra mulher, que também estava visitando outro sentenciado no mesmo instante.
E no mesmo domingo, uma mulher tentou ingressar na Penitenciária de Valparaíso, no horário de visita, levando carne em pedaço, cozida, e em meio ao alimento haviam maconha e comprimidos.
Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), todas as providências cabíveis e necessárias foram adotadas, elaborado comunicado de evento e Processo Apuratório Disciplinar para elucidação dos fatos, em âmbito interno, bem como a apreensão e encaminhamento dos produtos à Delegacia de Polícia de cada cidade onde houve o registro dessas ocorrências.

Fotos

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais