Cidades

Palestra quer conscientizar e orientar sobre violência contra a pessoa idosa

Um em cada seis idosos sofreu abuso ao longo do último ano. Palestra acontece nesta terça-feira.

Por: Da Redação atualizado: 28 de junho de 2018 | 15h00
Cerca de um em cada seis idosos sofreu tipo de abuso ao longo do último ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (Imagem: Fotos Públicas/ANPR). Cerca de um em cada seis idosos sofreu tipo de abuso ao longo do último ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (Imagem: Fotos Públicas/ANPR).

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Adamantina, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (CMI), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e   Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) promovem nesta quinta-feira (27) uma palestra de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.
A palestra acontece a partir das 8h30 no Anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal “Cônego João Baptista de Aquino”, com entrada franca. O encontro é dirigido especialmente à pessoa idosa, orientando sobre os direitos e as medidas legais de proteção a esse grupo. A exposição será feita pela assistente social e gerontóloga Maria Ângela Maltempi.
A atividade acontece em consonância com o Dia Mundial e Dia Municipal da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data, em âmbito municipal, foi instituída pela Lei Municipal Nº 3.760, de 12 de maio de 2017.

Violência contra a pessoa idosa

A violência contra a pessoa idosa pode ser considerada um ato único ou repetido, que cause danos ou sofrimento ao idoso. Entre os tipos de violência, estão discriminação, coerção, constrangimento, danos econômicos ou patrimoniais e agressão física, psicológica, moral, sexual e social.

OMS: um em cada seis idosos sofreu abuso ao longo do último ano

Cerca de um em cada seis idosos sofreu tipo de abuso ao longo do último ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicou a Agência Brasil. O índice representa um total de 141 milhões de idosos em situação de abuso em todo o planeta.
A entidade alerta que, caso a proporção de abusos se mantenha, o número de pessoas afetadas deve aumentar rapidamente, em razão do envelhecimento da população, podendo chegar a 320 milhões de vítimas até 2050.

Denuncie

Em Adamantina, as denúncias acerca de violência contra a pessoa idosa podem ser dirigidas ao Conselho Municipal do Idoso, que fica junto à Secretaria Municipal de Assistência Social de Adamantina, na Alameda Armando de Salles Oliveira, 367, com os telefones (18) 3521-2011 e 3521-1900. Denúncias também podem ser feitas à Polícia Militar, ao 190.

Publicidade

FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone