Cidades

Notícia sobre criança desaparecida em Adamantina é falsa

Caso realmente ocorreu no Rio de Janeiro, mas outras versões distorcidas se multiplicam pelo Brasil.

Por: Da Redação atualizado: 15:31
Notícia falsa sobre desaparecimento de menina circulou mais uma vez pelas redes sociais, em Adamantina (Foto: Siga Mais). Notícia falsa sobre desaparecimento de menina circulou mais uma vez pelas redes sociais, em Adamantina (Foto: Siga Mais).

Mais uma vez, a notícia sobre suposto desaparecimento de um amenina de 10 anos tomou conta das redes sociais em Adamantina na manhã de hoje (23), em especial por meio das mensagens instantâneas.
A publicação falsa diz que a menina, de nome Anna Laura, teria sumido na manhã de hoje. A notícia diz que menina estaria com uma mochila rosa e seria filha do “Chicão da Casa das Tintas”.
A mesma notícia já circulou por Adamantina, ano passado, e circula por todo o Brasil, onde pessoas oportunistas alteram o nome da cidade e divulgam a notícia falsa.  No caso de Adamantina, a postagem ganhou fôlego sobretudo pela existência de uma empresa com esse nome, na cidade.
A reportagem do SIGA MAIS recebeu a publicação falsa e resolveu apurar. A primeira iniciativa foi uma rápida pesquisa pela internet, onde são vários os casos idênticos, que reproduzem a mesma informação. Em seguida, foi feito contato com a Casa das Tintas, em Adamantina, onde não há ninguém com o nome “Chicão”.

“Desaparecida” em muitas cidades do Brasil

Segundo o site BOATOS.ORG, tem aumentado o número de falsos desaparecimentos de crianças divulgados em redes sociais. Normalmente, acontece assim: um desaparecimento (verdadeiro ou não) é reportado em alguma cidade do Brasil e, repente, a mesma foto começa a pipocar em outras cidades com informações diferentes.
O site BOATOS.ORG informa ainda que, no início, o desaparecimento dela foi reportado no Rio de Janeiro. De repente, começou a ser informado que ela teria desaparecido em outras cidades do estado (principalmente na Baixada Fluminense). Depois disso, Anna Laura “sumiu” em cidades do interior de São Paulo. Depois o desaparecimento se deu em outros estados. Daí para o resto do Brasil foi um pulo.

Afinal, qual é a verdade sobre Anna Laura?

Segundo o site E-FARSAS, a página do Facebook É Notícia Meriti, que foi uma das primeiras a publicar a foto de Anna Laura com o pedido de ajuda, resolveu todo o mistério.
O E-FARSAS informou que os editores da página localizaram o pai da menina, que explicou que ela estava, sim, desaparecida, mas que já foi encontrada horas depois. O fato aconteceu na cidade Belford Roxo (RJ), no começo de setembro de 2016, quando a pequena Anna Laura saiu da casa dos pais e foi passear na casa de uns parentes na Penha.
Ainda segundo o E-FARSAS, os pais se desesperam com a demora da menina em chegar ao seu destino, mas tudo terminou bem. O ruim disso tudo é que tanto a foto quanto o áudio do pai da criança acabaram virando um boato e, mesmo depois de vários meses, continua circulando como se fosse real.

O que fazer?

Especialistas orientam para que as pessoas não compartilhem notícias de desaparecimento de crianças, se essas informações estiverem vagas. Compartilhe apenas quando tiver nome e sobrenome, contato, cidade. Preferencialmente, dê uma pesquisada antes para ver se não “há casos em outras cidades” e também se a polícia falou algo a respeito.
 

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais