Neusa Balzanini lança livro com a história de 50 anos da Rede de Combate ao Câncer de Adamantina
Livro “50 Anos Planando Amor” narra trajetória da instituição, em 160 páginas.

Voluntária da Rede de Combate ao Câncer de Adamantina, a professora aposentada Neusa Balzanini lançou na noite desta quarta-feira (19), na Biblioteca Municipal, seu livro “50 Anos Plantando Amor”. Organizada em 160 páginas, a obra narra trajetória da instituição adamantinense.
A solenidade de lançamento foi prestigiada por autoridades, voluntários, representantes de instituições locais, familiares e amigos da escritora. O livro tem como principal apoiador o Centro Universitário de Adamantina (assista vídeo sobre o evento de lançamento).
(Siga Mais).
Aos 76 anos – 35 vividos como voluntária da Rede – Neusa se viu desafiada a escrever o livro, em uma ideia que se iniciou com a pretensão de organizar as informações sobre a história da instituição, fundada em 1973, face às comemorações do seu cinquentenário celebrado no final do ano passado, ocasião em que a Rede era presidida pela voluntária Roseli Lozano Godoy. Hoje a instituição é presidida pela voluntária Marcia Rocha Spanguero.
A ideia inicial ganhou novos contornos e surgiu a proposta do livro. Ao SIGA MAIS, na noite de autógrafos, Neusa citou ao SIGA MAIS o ditado “plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro”, sobre inspirações para a vida. “Resolvi cumprir com a minha missão e escrever o livro”, disse. “Motivada pelas amigas lá na Rede, todo mundo falava que eu seria capaz”, prosseguiu. “E eu, meio adoidada, entrei nessa”, brincou.
Neusa liderou a pesquisa a partir do próprio acervo documental da instituição, atas, anotações e fotografias. “Li 574 atas”, revelou a escritora estreante. Todas as etapas, na pesquisa, organização e formatação da publicação contaram com outros colaboradores, que também atuaram em apoio à idealizadora.
Neusa definiu sua metodologia. Fez anotações e seus manuscritos e depois digitou os textos em seu computador. “Eu digito com dois dedos só. Com dois dedinhos digitando, entrei nessa jornada, e com o tempo as coisas foram acontecendo, e foi saindo”, completou.
Inspiração para voluntários e pacientes
Neusa pontuou ao SIGA MAIS que o livro tem dois objetivos principais: incentivar o voluntariado e ser um instrumento de mensagem positiva para quem é afetado pela doença. “O livro tem vários testemunhos de pessoas que passaram pela doença, tiveram enfermidade, atribulação, e conseguiram se sustentar na fé de Deus, conseguindo sarar”, explica. “Acho que vai ser luz para quem ler, e vai poder dizer ‘eu também vou conseguir’”.
Neusa enfrentou dois cânceres, de rim e mama, 26 anos atrás, passagem que ela também conta no livro. Nessa época já era voluntária ativa na Rede e se tornou paciente, também assistida e apoiada pela instituição. “Nessa época quem tinha câncer, morria”, diz, referindo-se aos recursos de medicamentos e tratamentos mais limitados naquele período. “Estou aqui, sou uma sobrevivente. Me sinto realizada e agradecida a Deus. É gratidão”, afirmou, ao reforçar sobre sua própria trajetória como inspiração para quem atravessa a doença.
Quando enfrentou o câncer, Neusa fez uma promessa. “Prometi para Deus que se sarasse do câncer, e se fosse digna de ficar aqui, dedicaria vinte e quatro horas por dia a quem tivesse a doença. Essa é minha tarefa e estou tentando cumprir”, destacou.
Em 35 anos de Rede, ela foi presidente em quatro mandatos – 2001 a 2003, 2007 a 2009, 2010 a 2011 e 2016 a 2018 – períodos que acumulam cerca de 10 anos na liderança da instituição. Sobre o livro, disse que valeu a pena. “Me sinto realizada por ter conseguido fazer isso. Nunca imaginei que faria um livro da minha vida”, encerrou Neusa Balzanini.
Ficha técnica
O livro “50 Anos Planando Amor” tem capa de Sérgio Genaro, editoração eletrônica de Jesana Lima, revisão de Daniela Maria Andreotti de Oliveira, pesquisa de imagens e dados com a colaboração de Gabriela Agostino dos Santos Andrian e Foto Tropical e prefácio assinado pela psicóloga voluntária Luciana Ramazzotti. As informações de catalogação foram elaboradas pela bibliotecária Amanda Rodrigues.
Os principais parceiros da publicação são o Centro Universitário de Adamantina e o Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia de Presidente Prudente.