Cidades

Na contramão, Prefeitura de Adamantina se recusa a utilizar redes sociais

Prefeitura alega já divulgar por site e pela imprensa, e desconsidera uso das redes sociais.

Por: Da Redação atualizado: 5 de agosto de 2019 | 14h55
Página oficial da Prefeitura de Adamantina no Facebook: última atualização foi em janeiro de 2017 (Reprodução). Página oficial da Prefeitura de Adamantina no Facebook: última atualização foi em janeiro de 2017 (Reprodução).

Mesmo após uma indicação e dois requerimentos da Câmara Municipal de Adamantina, que solicitaram a reativação da fanpage da Prefeitura de Adamantina (@AdamantinaSP) – cuja última atualização foi realizada em 23 de janeiro de 2017 – o prefeito Márcio Cardim encaminhou respostas aos vereadores afirmando que não há previsão para que o espaço volte a se comunicar com o cidadão.

O primeiro pedido se deu em 3 de setembro do ano passado, por meio da Indicação Nº 519/18, de autoria do vereador Acácio Rocha, que também é jornalista. A indicação não exige do Poder Executivo o envio de resposta.

Assim, sem qualquer ação ao pedido, os vereadores elaboraram de maneira conjunta o Requerimento Nº 158/19, de 20 de maio deste ano. O documento é liderado por Acácio, assinado por todos os vereadores. A resposta do Executivo se deu por meio do Ofício Nº 382/2019/GAB, de 4 de junho subsequente.

No documento, assinado pelo prefeito Márcio Cardim, o texto informa que a Prefeitura possui um site com todas as informações do município, notícias atualizadas diariamente, legislação, editais, serviços online de atendimento ao cidadão, portal da transparência e demais informações institucionais, bem como os serviços fale conosco e ouvidoria, com pessoal capacitado para receber solicitações, dúvidas ou reclamações, com encaminhamento das demandas aos departamentos competentes.

Por fim, o prefeito informa ainda que as notícias e matérias da Prefeitura são distribuídas a todos os veículos de comunicação e são amplamente divulgadas em jornais, televisão, rádios, websites e redes sociais, “o que demonstra que os serviços de informação ora utilizados atendem com eficiência e profissionalismo ao direito ao acesso à informação a todos os cidadãos”.

Com essa devolutiva da Prefeitura, foi elaborado um terceiro pedido de informações, por meio do Requerimento Nº 206/19, de 1º de julho. Nele, o vereador Acácio Rocha pergunta objetivamente se a Prefeitura pretende reativar a fanpage e quando se dará, e eventuais justificativas caso não opte por esse recurso de comunicação com o cidadão.

A nova resposta da Prefeitura se deu por meio do Ofício Nº 484/2019/GAB, de 16 de julho. No documento, o prefeito Márcio Cardim reafirma que não há previsão de reativação da fanpage, e justifica reproduzindo os mesmos argumentos informados em junho.

Última resposta da Prefeitura: não há previsão de reativação das suas redes sociais (Reprodução).

A negativa institucional, do prefeito, se contradiz com a sua fanpage pessoal nas redes sociais, que é ativa e atualizada permanentemente. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Rede Sete Supermercado

O cidadão e os desafios do MIT pedem mais divulgação

Para o vereador Acácio Rocha, que lidera essa reivindicação, a postura da Prefeitura está na contramão dos desafios que cabem ao poder público, como um todo, em ampliar sua comunicação com o cidadão.

Ele cita cidades vizinhas, como Lucélia, Flórida Paulista, e Pacaembu, que tem perfis ativos no Facebook e dão exemplo de atuação e comunicação com o cidadão, que vai além das obrigações legais como portal da transparência e serviços eletrônicos. “O que a lei obriga, todos já fazem. O desafio é fazer mais, ir além, ampliar e fortalecer os próprios canais de comunicação com o cidadão, informando-o no ambiente virtual onde ele se faz presente”, diz Acácio.

Acácio destaca que o perfil da Prefeitura de Adamantina no Facebook foi criado em março de 2012 e tem 7,5 mil seguidores, que poderiam ser impactados com informações oficiais, campanhas, notícias e outras atividades da Prefeitura. “A utilização potencializada desse espaço poderia ampliar o acesso dos conteúdos oficiais, campanhas de saúde, contra a dengue, de cidadania, acesso a informações, notícias e orientações, entre outras facilidades, sem custos adicionais”, destaca.

No Facebook, página oficial da Prefeitura está sem qualquer atualização há dois anos e meio (Reprodução).

Ainda segundo Acácio, as redes sociais são uma importante vitrine, imprescindível para uma cidade que recentemente alcançou o posto de Município de Interesse Turístico (MIT), onde o uso das redes sociais da Prefeitura pode projetar informações que fomentem a identidade local, oportunidades e valores para o turismo.

O vereador cita que o próprio Plano Diretor de Turismo da cidade mapeia como pontos fracos a falta de percepção e valorização da identidade local e a inexistência de uma página-web exclusiva para o turismo em Adamantina, e menciona como ameaça a resistência da comunidade local ao turismo. “A divulgação no ambiente das redes sociais é estratégica para esse tema”, destaca. “Para qualquer interessado que busque informações seguras sobre a cidade na fanpage oficial da Prefeitura se depara com um vazio de atividades, desde janeiro de 2017. Isso repercute em uma imagem de negligência na comunicação com o público e não sensibiliza”, completa.

Segundo Acácio, há equipamentos materiais e humanos, já na estrutura da Prefeitura – inclusive jornalista integrante do quadro – que podem ser mobilizados para o atendimento a essa finalidade.

Em Adamantina, outras duas repartições públicas municipais – o Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) e a Câmara Municipal – têm perfis ativos nas redes sociais. Em relação à Câmara, há inclusive uma atuação do mesmo vereador, que propôs e conseguiu aprovar em plenário, por votação unânime, a institucionalização das redes sociais do Poder Legislativo local como instrumentos de comunicação com o público, onde há transmissão das sessões ao vivo, pelo Facebook, que complementam a divulgação habitualmente realizada pelos meios tradicionais.

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone