Cidades

Museu Virtual de Adamantina (Muvia) é incluído no Cadastro Nacional de Museus

Muvia recebeu identificação junto ao Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais-SNIIC.

Por: Da Redação atualizado: 25 de junho de 2022 | 11h27
Tela inicial do Muvia - Museu Virtual de Adamantina (Reprodução). Tela inicial do Muvia - Museu Virtual de Adamantina (Reprodução).

Lançado em dezembro do ano passado (relembre), o Museu Virtual de Adamantina (Muvia) foi catalogado no Cadastro Nacional de Museus (Museusbr), ferramenta da Secretaria Especial de Cultura junto ao Ministério do Turismo. O Museusbr conta com a colaboração da Rede Nacional de Identificação de Museus (ReNIM), lançada em dezembro de 2015, juntamente com o novo Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).

Foi a ReNIM que identificou o Muvia e iniciou contato para obtenção dos dados necessários ao cadastramento do museu virtual criado por voluntários, que reúne acervo histórico de Adamantina. Com isso, o museu virtual local recebeu uma identificação no SNIIC.

O Cadastro Nacional de Museus já completou dez anos em operação e se constitui como uma fonte ampla de informações atualizadas sobre os museus do país. Objetiva produzir conhecimentos e informações sistematizadas sobre o campo museológico em toda a sua diversidade. Nesse período, foram mapeados mais de 3.500 museus em todo o território nacional.

Marcelo Rosilho, Sueli Yamauti e Néio Souza Bom Junior, idealizadores do MUVIA (Reprodução/MUVIA).

O Muvia é uma iniciativa dos adamantinenses Sueli Yamauti, Marcelo Rosilho e Néio Souza Bom Junior, que hoje moram em São Paulo (SP) e administram o conteúdo digitalizado. Segundo Néio, o serviço foi lançado com 2 mil itens e outros cerca de 300 foram incorporados desde então, por contribuição do público e pesquisa dos três administradores.

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Ações

O Muvia é mantido por voluntários com o objetivo de preservar a história e facilitar o acesso do público aos conteúdos históricos da cidade. Seus idealizadores estão com duas ações em andamento para o custeio operacional da ferramenta, sobretudo com hospedagem em servidor, onde fica abrigado o banco de dados do acervo.

Uma das ações é a venda de camisetas promocionais do grupo Somos Nós de Adamantina, existente no Facebook. Foi nesse espaço virtual que ocorreram espontaneamente, por seus membros, muitas das publicações históricas que hoje estão no acervo do Muvia. O espaço reúne moradores e ex-moradores de Adamantina de diferentes idades, presentes sobretudo no Brasil como também em outros países.

Otávio Rocha é um dos colaboradores, com a camiseta (Divulgação).

A ideia da camiseta surgiu para reforçar a identidade do grupo, seus objetivos de integração e intercâmbio entre seus membros, e fazer receitas para o custeio do Muvia.

Outra ação dos administradores é criar banners com patrocínio de famílias da cidade, que reproduzirão os bancos históricos que ocuparam praças da cidade e hoje estão concentrados no Parque dos Pioneiros, em Adamantina. Há décadas, os bancos receberam nomes de famílias, gravados em sua estrutura. No Muvia, os bancos levarão a mesma informação, daquelas famílias dispostas a colaborarem com a iniciativa e manutenção da ferramenta museológica.

Banco histórico (Acervo/Muvia).

Para adquirir as camisetas e patrocinar os banners com imagens dos bancos, o interessado pode contactar o próprio grupo Somos Nós Adamantina.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone