Cidades

Motorista reclama de baixa visibilidade a canteiro central em cruzamento da Avenida Antônio Tiveron

Ponto crítico foi apontado por motorista na Alameda das Margaridas x Avenida Antônio Tiveron.

Por: Da Redação atualizado: 16 de setembro de 2022 | 10h04
Imagem produzida em altura semelhante à posição do condutor: canteiro central não é visível (Foto: Siga Mais Imagem produzida em altura semelhante à posição do condutor: canteiro central não é visível (Foto: Siga Mais

O SIGA MAIS recebeu reclamação de um motorista, usuário frequente do cruzamento da Alamedas das Margaridas com a Avenida Antônio Tiveron. Ele aponta baixa visibilidade para motoristas de veículos de passeio no travessia da Avenida Antônio Tiveron, sentido Vila Jardim/centro, depois das obras que mudaram a configuração do local.

Conforme o morador – situação que foi verificada pelo SIGA MAIS – o motorista que segue pela Alamedas das Margaridas em direção ao centro teria baixa visibilidade ao canteiro central que passou a fazer a divisão da Avenida Antônio Tiveron com a implantação da nova faixa “direita livre”.

Entenda

Para essas obras de reconfiguração vuiária o antigo passeio público que se tornou canteiro central avançou até cerca de metade da faixa que faz a ligação Vila Jardim/centro, sob o viaduto Roberto Romanini (via férrea). Esse avanço foi construído para evitar conversões da Avenida Antônio Tiveron (sentido terminal rodoviário/Jardim Brasil) em direção ao centro, pelo viaduto, agora possível somente pela “direita livre”, no acesso pelo terminal rodoviário.

Canteiro avançou metade da pista na travessia que liga a Vila Jardim ao centro, sob o viaduto (Foto: Siga Mais).

Com isso – e com o avanço do passeio público que se tornou canteiro central  – o motorista que transita da Alameda das Margaridas em direção ao centro, via viaduto, é surpreendido pela extremidade do canteiro que passou a ocupar metade da pista, nesse cruzamento com semáforos.

Canteiro central não é visível, e sinalização complementar poderia ampliar orientação ao motorista (Foto: Siga Mais

Para carros de passeio, e considerando o terreno do lugar, essa estrutura construída se torna visível somente após o veículo iniciar a travessia, e há situações em que o condutor é forçado a rapidamente manobrar e manter-se à esquerda para evitar choque contra essa ilha, e assim poder seguir para o centro.

No local  já é possível avistar marcas de pneus sobre o canteiro, o que sugere situações de conflito entre a estrutura e a nova dinâmica implantada ao trânsito nesse cruzamento.

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Departamento de Trânsito é procurado

Essa demanda foi levada pelo SIGA MAIS ao Departamento Municipal de Trânsito de Adamantina. Em reposta à solicitação de informações sobre esse tema, e a possibilidade de impor melhorias na sinalização que reduzam o efeito surpresa aos motoristas, o órgão informou que a demanda será colocada em pauta para análise da comissão municipal de trânsito.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone