Cidades

Morre o radialista Wiliam Tofoli, em decorrência da Covid-19

William Tofoli estava hospitalizado na UTI, em tratamento contra a Covid-19, porém não resistiu.

Por: Da Redação atualizado: 4 de junho de 2021 | 18h09
Morre o radialista Wiliam Tofoli, em decorrência da Covid-19

Depois de lutar cerca de 40 dias contra a Covid-19, morreu no final da noite de ontem (1) na Santa Casa de Presidente Prudente, o radialista William Tofoli Pereira. A comunicação de sua morte foi feita na madrugada desta quarta-feira (2) nas redes sociais da Rádio Comunitária Life FM, de Adamantina, onde era diretor de programação. 

Segundo publicou a Haddad Organização Social, o corpo de William será velado no Velório da Saudade e o sepultamento no Cemitério local, em cerimônias restritas aos familiares. O velório poderá ocorrer porque ele já estava fora do período de transmissão da doença. 

William foi diagnosticado com a Covid-19 no dia 20 de abril e inicialmente esteve sob isolamento domiciliar, realizando o tratamento em sua casa, em Presidente Prudente. Porém, seu quadro exigiu maiores cuidados e no dia 28 de abril foi hospitalizado na Santa Casa da cidade, cuja piora exigiu a internação na UTI, onde foi intubado. Ao longo da internação hospitalar William chegou a apresentar quadros de pequenas melhoras, mas não resistiu.

Em um momento crítico da internação hospitalar, foi submetido a transfusão de sangue, fato que desencadeou uma campanha de arrecadação em toda a região. A partir do apelo de familiares, amigos e colegas de profissão, as pessoas foram estimuladas a doar qualquer tipo de sangue, para repor os estoques dos serviços de saúde.

Filho da educadora Therezinha Elisabeth Tofoli, William era casado com Paloma Borzan Tofoli. Em 2015, ele publicou em seu perfil, no Facebook, ter encontrado seu pai. Na postagem, se referiu à sua mãe como "mãe e pai" e apresentou seu genitor.

William e a esposa, Paloma (Foto: Nany Carrara).

Com a mãe, Therezinha (Reprodução).

Quando encontrou seu pai, Silvestre, em 2015 (Reprodução).

O começo

O início de William Tofoli, na comunicação, foi na Rádio Brasil de Adamantina. Nesta quarta-feira o Siga Mais ouviu o diretor presidente do Grupo Joia de Comunicação, radialista e jornalista Jonas Bonassa “Sabiá”, que contou sobre o começo, o perfil e a perda do colega de profissão. “Sempre foi um grande profissional, uma voz bonita, de fala fácil e de um improviso muito grande”, disse. “Eu tive o prazer de iniciar os primeiros passos do William no rádio. Foi comigo que ele começou a trabalhar, na Rádio Brasil, ainda muito jovem, muito menino, muito brincalhão”, lembra o primeiro patrão.

Sabiá citou uma característica do William que, na época, rendeu até um alerta. Segundo Jonas Bonassa, todos os dias ele comprava pães, bolos e refrigerante na padaria e dividia com todos os colegas de trabalho na emissora. Essas despesas consumiam parte do salário dele. “Um dia cheguei nele e disse: William, pare com isso. só você traz as coisas, ninguém traz nada”, alertou Sabiá. Em resposta, ele disse que queria agradar aos colegas de trabalho, dividindo o que havia comprado. “Além de ser um profissional, senão o maior da região, senão a voz mais bonita, de fácil improviso, era um coração extraordinário”, ressalta. 

Sobre a partida de William, levado pela doença, Sabiá refletiu: “Jesus ouviu as nossas preces: Pai Nosso, seja feita a Tua vontade. Foi a vontade do Pai. William seguiu para o céu”, disse. “O nosso grande menino, William Tofoli, nos deixa um legado: de como passar por este mundo, podendo ser bom”, completou.

Criação da Life FM

Em seu site, a Life FM publicou sobre a morte do diretor de programação da emissora. A publicação menciona que o espaço alternativo no rádio adamantinense surgiu a partir da parceria entre João Cesar Prado (João Grandão), na condição de presidente da Associação Comunitária Life FM de Adamantina, e William, na condição de diretor de programação.

A sintonia quanto aos objetivos foi determinante para a construção do projeto e sua implantação, o que fez da Life FM uma emissora com características próprias. Foi a primeira na cidade e região a usar amplamente a conectividade com outros meios e ocupou com pioneirismo o espaço nas redes sociais, transmitindo determinados programas do rádio em lives, alcançando novos públicos. Isso fez da emissora a mais conectada da cidade e região.

Em cada aspecto da emissora, seja quanto aos requisitos técnicos, quanto à plástica, estilo e perfil de programação, ele era preciso e exigia rigor, de si mesmo e de quem fazia parte do projeto.  

Nesse desafio, conseguiu agregar parceiros, colegas de trabalho e apoiadores, e deixou um legado de aprendizado entre aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com ele. “Todos os colaboradores da Rádio Life têm uma história linda para contar de aprendizado e superação ao lado desse grande homem”, escreveu a emissora. “A Diretoria da Rádio Life agradece  aos ouvintes,  por todas manifestações de apoio desde o dia 28 de abril, dia da internação, até esse exato momento de sua partida”, completa. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Rede Sete Supermercado

A voz como instrumento de trabalho

Willian também atuava profissionalmente como locutor na rádio 99 FM, em Presidente Prudente, onde encerrava a programação diária com noturno “Mais 99”.

Segundo o Portal Prudentino, a notícia da morte, na 99 FM, foi dada pela manhã de hoje pelo colega de trabalho, Ronaldo Nascimento. "Começamos de uma forma diferente nossa programação de hoje. Comunicamos o falecimento do nosso companheiro Willian Tofoli. Infelizmente, ele teve algumas complicações ao final do dia e acabou falecendo. Agora, lá do céu, nosso amigo Tofoli fará um programa especial. Ele sempre tinha um toque diferente para escolher músicas. Diferente, alto astral e uma energia sempre positiva", disse o radialista, ao se emocionar no final.

Em sua carreira no rádio, passou por outras emissoras da região, como as rádios do Grupo Jóia e Cultura FM, em Adamantina, e 98 FM de Presidente Prudente. Sua voz também está presente em diversas produções de áudio, pelo país, em gravações realizadas por demandas de clientes.

William na 98 FM de Presidente Prudente (Reprodução).

Ele também narrava os vídeos do Mistérios do Mundo. Com mais de 30 milhões de acessos mensais, é um dos maiores portais de mídia e entretenimento do Brasil e Portugal.

William era radioamador e teve uma empresa de sonorização e iluminação para eventos.

Repercussão

O radialista Leandro Scrocaro, do elenco do Grupo Jóia, de Adamantina, publicou nas redes sociais sua mensagem de despedida. “Descanse em paz meu amigo William Tofoli. A saudade já está apertando no peito, um nó na garganta, sem palavras, sem chão”.

Fabrício Bonassa, Leandro Scrocaro, Guino Bonassa e William, no Grupo Jóia, em Adamantina (Reprodução).

Conterrânea e colega de trabalho na 99 FM, a jornalista radialista Joice Agostinelli publicou em suas redes sociais sobre a amizade com o William. “Ao chegar na 99 há pouco mais de um ano, o Willian estava lá. Como sempre esteve em boa parte da minha trajetória profissional. Desde o dia em que bati na porta da rádio aos 15 anos lá em Adamantina, ele estava lá. Me incentivando, me ajudando a conquistar um espacinho. Meu conterrâneo, amigo de escola, de rádio, de profissão... Que gosto amargo, que dor terrível estou engolindo agora. Parece mentira que você se foi. Uma sensação de impotência sem fim diante desta calamidade que estamos vivendo. Dói demais”.

Joice, João Carlos Dias e William, na 99 FM de Presidente Prudente (Reprodução).

O diretor da rádio 99 FM, João Carlos Dias, também se manifestou nas redes sociais. “Com profunda tristeza, comunicamos o falecimento do amigo e locutor William Tofoli. Há poucos instantes, ele perdeu a batalha para as consequências do Covid. Descanse em paz, que Deus o acolha de braços abertos e dê muita força para a família suportar este momento de intensa dor”. 

Em suas redes sociais, o Mistérios do Mundo também repercutiu a morte de William. “Estamos todos consternados e a equipe do Mistérios do Mundo/Climatologia Geográfica lamenta profundamente e deseja a família que tenham forças para passarem por esse momento tão terrível. Nossas mais sinceras condolências a ele e todas as outras vítimas passadas, presentes e futuras, inclusive as que poderiam ter sido evitadas nessa pandemia. O William com sua voz marcante estará eternamente em nossos corações”.

William, Acácio, Lúcia Prado e João Grandão, nos estúdios da Life FM (Reprodução).

O jornalista Acácio Rocha, do portal SIGA MAIS, também se manifestou. “William era movido pelos seus ideais e tinha paixão por esse universo da voz, do som, do barulho... tanto é que isso sempre norteou sua atuação profissional. Em tudo era impecável e se dedicava para que seu trabalho fosse o mais perfeito possível. Sempre brincalhão, acessível e disposto ao próximo, familiares e amigos. Sua voz se cala e nos coloca em meio a um vazio imenso, porém eternizado na nossa memória e com os registros, que ficarão para sempre”.

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone