Ministério Público apura mudanças em móveis e pisos do Palácio dos Bandeirantes
MP vai apurar modificações feitas no Palácio dos Bandeirantes, imóvel parcialmente tombado.

A 1ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital instaurou inquérito civil para apurar as modificações feitas pelo governo do Estado em móveis e pisos do Palácio dos Bandeirantes, imóvel parcialmente tombado. Na portaria que deu início ao procedimento, o promotor de Justiça Carlos Henrique Prestes Camargo frisa que a remodelação e redecoração realizadas no local descaracterizou móveis de madeira de lei, pisos e adornos, que foram pintados com tinta preta, inclusive brasões do Estado de São Paulo.
Apesar de o Palácio dos Bandeirantes ter apenas a fachada tombada, o inquérito pretende determinar se o governo poderia modificar os móveis, pisos, mesas e demais bens que possuem interesse histórico e artístico sem a consulta de órgãos preservacionistas. (Continua após a publicidade...)
Entre as diligências determinadas por Camargo está o envio de ofício ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que o órgão informe teve conhecimento das alterações feitas no Palácio dos Bandeirantes.
A Promotoria de Justiça de Patrimônio Público também será acionada "para análise e adoção das medidas cabíveis com relação ao gasto de aproximadamente R$ 2 milhões em reformas e ações de redecoração desnecessárias, feitas pelo Governo do Estado de São Paulo no Palácio dos Bandeirantes".