Cidades

Lei estadual transforma Lucélia em Município de Interesse Turístico; pacote contempla 70 cidades

A expectativa agora é por investimentos no setor, na cidade.

Por: Da Redação atualizado: 08:34
Cachoeiras do Salto Botelho no Rio Aguapei em Lucelia (Siga Mais). Cachoeiras do Salto Botelho no Rio Aguapei em Lucelia (Siga Mais).

O governador Tarcísio de Freitas sancionou leis que classificam 70 cidades paulistas como Municípios de Interesse Turístico (MIT). As normas, criadas por deputados estaduais e aprovadas em Plenário, foram publicadas na edição desta segunda-feira (22) do Diário Oficial e já estão em vigor.

Entre os novos MITs está Lucélia, conforme a Lei N.º 18.253, de 19 de setembro de 2025. Na região, também entraram para a lista Bastos e Presidente Prudente. Vale lembrar que Adamantina recebeu a classificação em 2019. 

Salto Botelho (Siga Mais).

Os projetos foram assinados coletivamente por 92 dos 94 deputados estaduais, o que deu caráter institucional à proposta e ampliou seu alcance territorial e social. O objetivo central da medida é fortalecer o turismo regional como vetor de desenvolvimento econômico e valorizar o potencial de cada município.

Publicidade

Parfum Perfumes Importados

Publicidade

Rede Sete Supermercado
Unimed Adamantina
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Segundo o líder do Governo na Alesp, deputado Gilmaci Santos (Republicanos), o acordo buscou contemplar todas as cidades que preenchiam os requisitos previstos em lei. “Todos que estavam aptos chegaram para fazer parte desse momento”, afirmou.

Portal na entrada da cidade (Siga Mais).

Em Lucélia, o destaque turístico é o Salto Botelho, no Rio Aguapeí. A expectativa é que, com a nova classificação, haja mais investimentos em infraestrutura receptiva e estímulo a atividades como turismo fluvial, esportes aquáticos – a exemplo do caiaque – e trilhas.

Impacto

Os MITs são municípios com grande potencial turístico que recebem apoio e investimentos do Estado para desenvolver projetos na área. O título reconhece e fomenta a vocação turística dessas cidades, viabilizando investimentos em infraestrutura e na promoção de suas atrações.

Igreja Matriz da Sagrada Família (Siga Mais).

Com as novas leis, São Paulo passa a ter 214 MITs, além de 70 estâncias turísticas. Os municípios são representados pela Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp).

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Novos 70 MITs

Americana, Andradina, Anhumas, Arapeí, Arealva, Arujá, Barão de Antonina, Bariri, Bastos, Bauru, Bom Jesus dos Perdões, Borborema, Caieiras, Cajati, Campinas, Capão Bonito, Casa Branca, Cássia dos Coqueiros, Castilho, Catanduva, Colina, Colômbia, Conchal, Corumbataí, Cravinhos, Dumont, Florínea, Gália, Guapiara, Guaraci, Ipaussu, Itaí, Itatinga, Jaguariúna, Lagoinha, Lorena, Louveira, Lucélia, Maracaí, Mesópolis, Mogi Guaçu, Monte Aprazível, Orindiúva, Ourinhos, Pedra Bela, Penápolis, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d'Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Rita d'Oeste, Santana de Parnaíba, Santo André, Santo Antônio do Aracanguá, Santo Antônio do Jardim, São Sebastião da Grama, Sorocaba, Suzano, Tabapuã, Taquaritinga, Taubaté, Torre de Pedra, Tuiuti, Uru, Vargem Grande do Sul, Vinhedo e Zacarias.

Publicidade

FS Telecomunicações
Prefeitura de Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone