Cidades

Instituição Capaz comemora 60 anos; mediadora de empregos para jovens é sucessora da Polícia Mirim

Novo auditório da Capaz recebeu o nome de “Noêmia Scioti Pinto da Silva Bruning”.

Por: Da Redação atualizado: 11 de dezembro de 2023 | 14h50
Homenagem ? No?mia Bruning, por sua contribui??o na hist?ria recente da Institui??o Capaz de Adamantina (Siga Mais). Homenagem ? No?mia Bruning, por sua contribui??o na hist?ria recente da Institui??o Capaz de Adamantina (Siga Mais).

Uma solenidade na manhã desta sexta-feira (8) marcou as comemorações dos 60 anos da Instituição Capaz de Adamantina, sucessora da antiga Polícia Mirim. Sob as duas denominações são seis décadas de histórias e serviços prestados à comunidade, em especial com a inserção  de jovens no primeiro emprego, atualmente pelo programa Jovem Aprendiz. A instituição se atualizou em seus objetivos institucionais e revitalizou seus espaços e ações. 

A solenidade comemorativa reuniu seus dirigentes, colaboradores, autoridades e convidados, recepcionados pela presidente Marineide Baraldi e pelo conselheiro Nelson Baraldi (Assista).

Solenidade de comemoração dos 60 anos da Capaz (Siga Mais).Solenidade de comemoração dos 60 anos da Capaz (Siga Mais).Solenidade de comemoração dos 60 anos da Capaz (Siga Mais).

Um ponto alto foi a reinauguração de suas instalações e inauguração do novo auditório, que recebeu o nome de “Noêmia Scioti Pinto da Silva Bruning”. A homenageada teve um papel decisivo na recente história da instituição, em especial na transição da antiga Polícia Mirim para a atual Capaz.

Com a presença de seus dirigentes, colaboradores e convidados, foi realizada uma apresentação do coral formado pelos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e apresentado um vídeo com depoimentos de pessoas que fizeram e fazem parte da sua história. Entre os participantes, moradores que foram jovens aprendizes e empresários.

História e atuais serviços

A instituição foi fundada em 10 de fevereiro de 1963, como Polícia Mirim de Adamantina. Ao longo de seis décadas diferentes lideranças ajudaram a construir sua história e assim deixaram seu legado promovendo a inserção de milhares de jovens no mercado de trabalho, e sua cidadania.

Em 2017, exatos 54 anos depois de sua fundação, a Polícia Mirim se reinventou, expandiu seus campos de atuação, e se transformou na Instituição Capaz de Adamantina. Atualmente são 350 jovens aprendizes atuando no mercado de trabalho, em mais de 40 empresas da cidade e região.

Instalações da Instituição Capaz (Siga Mais).Instalações da Instituição Capaz (Siga Mais).Instalações da Instituição Capaz (Siga Mais).Instalações da Instituição Capaz (Siga Mais).Instalações da Instituição Capaz (Siga Mais).

A Instituição tem ainda programas de esporte social com cerca de 310 adolescentes e jovens nas modalidades de futsal, futebol de campo e vôlei, e o SCFV, um braço assistencial que tem como objetivo amparar e preparar jovens em estado de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho.

Mais recentemente a Capaz implantou o Programa Pós-Medida, que apoia jovens na transição do término da medida socioeducativa de privação de liberdade para a construção de novos vínculos com a sociedade por meio do acesso ao mercado de trabalho.

Inauguração do auditório “Noêmia Bruning”

Na sequência houve a inauguração oficial do auditório, que recebeu o nome da assistente social “Noêmia Scioti Pinto da Silva Bruning”. A profissional atuou em diferentes setores da área social, promovendo inclusão, cidadania e oportunidades.

Sua contribuição para Adamantina iniciou em 1983 quando, a convite do então prefeito Sérgio Gabriel Seixas (in memoriam) veio à cidade para criar e desenvolver um trabalho de promoção humana.

O cerimonial da Capaz destacou que Noêmia foi uma personagem de relevância no cenário social do município, promovendo inúmeras ações e projetos em conjunto com a comunidade. Entre eles, a criação e coordenação do mutirão de construção da casa própria, no qual a Prefeitura financiou a construção de dezenas de moradias, construídas com o auxílio dos próprios moradores.

Homenagem à Noêmia Bruning (Siga Mais).

Além disso, junto com uma equipe de agentes, promoveu uma ação comunitária em Adamantina, onde, com muito trabalho e dedicação, identificaram e criaram soluções eficazes para solucionar os principais problemas sociais do município, como a revitalização de praças esportivas e a criação de centros comunitários.

Além disso, com sua contribuição, Adamantina foi a primeira cidade da Divisão de Presidente Prudente a implantar o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Um fato relevante de sua atuação na assistência social é a luta pelo reconhecimento e valorização da classe, tendo liderado a criação do Escritório Regional da Assistência Social (ERAS).

Em 1998 ela se aposentou, porém continuou envolvida em trabalhos sociais, sendo membro ativa do Rotary Club Solidariedade e, mais tarde do Rotary Club de Adamantina, onde ao lado de seu esposo Paul Bruning (in memoriam) participou de diversos projetos voltados à comunidade adamantinense.

Homenagem à Noêmia Bruning (Siga Mais).

Em um momento crucial da recente história da Instituição Capaz foi a alteração do seu nome. Durante reunião com a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Dracena, foi sugerida essa mudança para posteriormente conquistar os almejados registros nos conselhos e iniciar uma nova fase.

Conforme o cerimonial, foi então, que Noêmia, membro da diretoria executiva, sugeriu usar a palavra Capaz, vinculando-a ao trabalho realizado com os jovens, com intuito de criar neles um sentimento de superação, dando origem ao lema “Eu Sou Capaz”. Com a aprovação da diretoria, a antiga Polícia Mirim, passou a se chamar Instituição Capaz de Adamantina.

Além disso, através de seu conhecimento e experiência, Noêmia foi decisiva para que a Instituição conquistasse os registros nos conselhos municipais e estadual, e pudesse, a partir de então, continuar seus trabalhos para com a juventude de nossa cidade.

Homenagem à Noêmia Bruning (Siga Mais).

Na inauguração do auditório o espaço recebeu uma placa para sua identificação oficial. A homenageada também recebeu flores.

Na sequência, usaram da palavra a secretária municipal de assistência social de Adamantina, Andréia Regina Ribeiro; o presidente da Câmara Municipal, Aguinaldo Galvão; e a vice-prefeita Dinha Santos Gil. Em nome da Capaz, a palavra foi usada pelo seu conselheiro, Nelson Baraldi.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
FS Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone