INMET faz alerta de risco de tempestade que pode atingir faixa de SP, MS e MT
Adamantina e cidades da região estão na faixa incluída no alerta do INMET.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou em seu site um aviso de tempestade, com grau de severidade de “perigo” que inclui uma faixa dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Conforme o órgão, o alerta tem vigência das 9h30 desta terça-feira (24), até às 10h de amanhã (25). O aviso prevê possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou de 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60 a 100 km/h), e queda de granizo. Há ainda, conforme o órgão, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Mais adiante o INMET detalha instruções. Em caso de rajadas de vento, orienta para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Orienta também a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Para situações de emergência a orientação é ligar para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Alerta da Defesa Civil de SP
No meio da tarde desta terça-feira a Defesa Civil do Estado SP emitiu alerta para a chegada de uma frente fria ao estado a partir do final da tarde de hoje, com previsão de fortes temporais para todas as regiões do Estado de São Paulo entre quarta-feira, 25 e sexta-feira, 27.
Durante este período, segundo o órgão estadual, haverá queda nas temperaturas, principalmente nos municípios da faixa leste. Há possibilidade de pancadas de chuvas virem acompanhadas de queda de raio e queda de granizo, além de rajadas de vento de até 70km/h. Os municípios da faixa leste requerem atenção especial, o que inclui o Litoral Paulista, haja vista a existência de um número maior de áreas de riscos nestes locais.
Nas regiões de Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Marília, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte a previsão são de 80mm, durante as 72 horas do alerta, chuva considerada moderada.
Nas regiões de Araçatuba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto os acumulados podem chegar aos 100mm, chuva considerada forte. Em todas as regiões haverá presença de rajadas de vento que podem chegar aos 70 km/h, além de raios e granizo.
Na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Região do Vale do Ribeira e Itapeva são esperados acumulados de até 50mm. Na região de Campinas e Sorocaba os acumulados ficarão em 70mm.
Os moradores devem permanecer atentos às recomendações da Defesa Civil. Jamais enfrentar áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30cm levar um automóvel. Ao ouvir um trovão devem procurar um local coberto e evitarem permanecer parados embaixo de árvores.
As pessoas que residem em áreas de encosta precisam observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.
Como há previsão de rajadas de vento em todo o estado é fundamental adotar alguns cuidados. É recomendado evitar estacionar veículos próximos às árvores, profissionais que trabalham ao ar livre e em altura precisam redobrar os cuidados com a segurança.
Nas áreas litorâneas, devido a essas rajadas de vento, a agitação marítima ficará mais intensa, logo, durante o período do alerta, não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia, mantendo atenção com as edificações, infraestruturas e vias que estejam em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras. Além disso, recomenda-se cuidado com embarcações e evitem adentrar em alto mar. A prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento como surf, windsurf e kitesurf também devem ser evitados.