Cidades

Iniciativa leva ação de afeto e autocuidado aos internos do Lar dos Velhos de Adamantina

Além dos cuidados estéticos, ação também proporcionou momentos de lazer e descontração.

Por: Da Redação | Com informações de Jessica Nakadaira (Centro Universitário de Adamantina).
Uma das idosas do Lar dos Velhos atendida pela iniciativa (Cedida/FAI). Uma das idosas do Lar dos Velhos atendida pela iniciativa (Cedida/FAI).

Uma iniciativa de afeto e autocuidado levada aos internos do Lar dos Velhos de Adamantina mobilizou estudantes do curso de medicina do Centro Universitário, na última terça-feira (21), em abordagem prática da disciplina de interação “FAI Serviços de Saúde e Comunidade V”. A ação buscou resgatar a autoimagem e promover uma ação de humanização junto aos residentes, reconhecendo a importância do autocuidado na jornada do envelhecimento.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Rede Sete Supermercado

A atividade foi realizada em parceria com a revenda O Boticário, de Adamantina. Além dos alunos e professores envolvidos na disciplina, duas representantes da loja, Kátia e Natália, também participaram. “Nosso objetivo não é apenas oferecer cuidados externos, mas também resgatar a autoconfiança e o amor-próprio de cada residente, além do que essa experiência reforçar a importância de sabermos que a beleza está intrinsecamente ligada ao bem-estar emocional, e é isso que buscamos promover aqui hoje", explicou o Prof. Dr. Fábio Botteon.

(Cedida/FAI).(Cedida/FAI).

A ação teve como foco central a humanização do ambiente, reconhecendo que o envelhecimento muitas vezes é acompanhado de desafios para a autoestima e a autoimagem. Para isso, foram oferecidos não apenas cuidados estéticos, mas momentos de interação e conversa, onde cada idoso foi ouvido e valorizado em sua individualidade. “Essa experiência reforça a importância de ações comunitárias no currículo de medicina, mostrando que cuidar da saúde vai muito além de diagnósticos e tratamentos, e sim, de uma atenção global ao ser humano e seus determinantes sociais”, ressalta o Prof. Dr. Cleuber Bueno.

(Cedida/FAI).(Cedida/FAI).

Conforme divulgou o Centro Universitário de Adamantina, os idosos foram convidados a participar de sessões de cuidados com a pele e maquiagem, guiados pelas profissionais da equipe da loja e supervisionados pelos estudantes. Cada gesto carinhoso e cada sorriso compartilhado refletiam não apenas uma mudança externa, mas um resgate da autoestima e da dignidade de cada indivíduo. “Ao longo da vida, muitas vezes nos esquecemos do poder transformador de um simples gesto de cuidado”, comentou a Prof.ª Glaucia Crepaldi. 

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Além dos cuidados estéticos, a ação também proporcionou momentos de lazer e descontração, com uma interação acolhedora entre os estudantes e os residentes do Lar. “Estamos honrados em poder contribuir para essa iniciativa e ver o impacto positivo que ela tem na vida dos idosos”, descreveu Kátia Fantin.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone