Impasse: supermercados deixam de receber cartão do auxÃlio alimentação da UniFAI
Administradora de cartões que atende a UniFAI é a mesma que passa a atender a Prefeitura.

Os cartões com créditos do auxílio alimentação dos servidores municipais do Centro Universitário (UniFAI) têm sido recusados por parte dos supermercados de Adamantina que integram a rede credenciada da empresa administradora dos dispositivos magnéticos.
Todos os pagamentos da UniFAI para com a empresa de cartões estão em dia e são realizados regularmente. Não há nenhum problema nessa relação entre o órgão público e a administradora de cartões. O impasse está na rede credenciada formada por empresas que aceitam os cartões da operadora como meio de pagamento.
Assim, neste fim de semana, pelo menos dois supermercados de Adamantina deixaram de receber o cartão, impossibilitando a utilização pelos servidores da UniFAI, e há tendência de que outros supermercados da cidade também suspendam.
O motivo, segundo apurou o SIGA MAIS, seria a taxa cobrada pela empresa de cartões junto ao supermercados. O representante de um dos estabelecimentos explicou na manhã desta segunda-feira (6) que essa taxa teria sido reajustada pela operadora em 2019, mas o setor suportou considerando o universo até então atendido, de servidores da UniFAI.
No final do mês passado a mesma empresa foi anunciada pela Prefeitura de Adamantina como a operadora dos cartões do auxílio alimentação dos servidores da administração direta, o que contempla cerca de 1.170 funcionários municipais.
A incorporação desse novo volume de beneficiários da Prefeitura – segundo o empresário supermercadista ouvido pelo SIGA MAIS – acrescidos aos da UniFAI, implica em um novo volume que, se mantidas as taxas administrativas vigentes, fixadas pela administradora de cartões, junto aos supermercados, inviabilizaria a operação pelo setor. Para o empresário consultado, sem uma nova negociação com a operadora, a participação na rede credenciada deixa de valer a pena.
Os empresários alegam terem buscado contato com representantes da operadora de cartões, mas sem sucesso, o que tem levado à suspensão do aceite.
Conforme divulgou a Prefeitura de Adamantina no final de novembro, a entrega dos novos cartões aos servidores da Prefeitura está programada para ocorrer nesta segunda-feira.