Igreja Presbiteriana do Brasil tem programação comemorativa aos 67 anos de atuação em Adamantina
Em 9 de julho de 1955 deu-se a organização da Igreja Presbiteriana do Brasil em Adamantina.

Com o tema “Uma Igreja que crê na Providência”, a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) de Adamantina preparou uma programação especial para celebrar os 67 anos de organização da Igreja em Adamantina.
A programação será iniciada no sábado, dia 9, às 19h, com Canto em Casa na Casa do Pai, com louvor feito pelos músicos Beto e Vanja, que já integraram os grupos Vencedores Por Cristo (VPC) e Logos.
No domingo, dia 10, às 9h, será realizada Escola Bíblica Dominical e, às 19h, Culto em Gratidão pelo aniversário da Igreja, com a presença do pregador pastor Roberto Mouzinho, da 1ª Igreja Presbiteriana de Santos.
A programação segue ainda no próximo dia 17, às 9h com Escola Bíblica Dominical e, às 19h, Culto ao Senhor com a presença do pregador e pastor Maurício Martinez, missionário da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT), que atualmente está em missão no Zimbábue. m“Essa programação especial pelo aniversário da Igreja é aberta a toda comunidade. É um convite à família, para estarmos todos presentes em momentos de muita oração e louvor”, garante o pastor Mucio Luiz Martins Júnior.
Segundo Pr. Múcio, a comunidade presbiteriana de Adamantina conta atualmente com cerca de 80 membros atuantes. A IPB de Adamantina também atende moradores das cidades circunvizinhas, como Flórida Paulista, Inúbia Paulista, Lucélia, Mariápolis e Osvaldo Cruz que aos finais vem a Adamantina congregar com a comunidade local.
O templo da IPB, construído em 1955, é uma das joias arquitetônicas da cidade, tendo preservada as características únicas da fachada, e recebendo apenas obras de adequações de segurança e ampliação. A igreja fica localizada na alameda Santa Cruz, 465, no centro de Adamantina.
Perfil
Nascido em Mogi das Cruzes, Mucio Luiz Martins Júnior, de 43 anos, reside em Adamantina desde janeiro. É pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil desde 2007, autuando nas cidades de Mogi das Cruzes, Campos do Jordão, Taubaté, Ribeirão Branco e, agora, em Adamantina.
Mucio, além de pastor da IPB de Adamantina, atua como Capelão Militar voluntário, prestando atendimento espiritual aos policiais militares, policiais rodoviários e membros do Posto de Bombeiros de Adamantina.
Pastor Múcio (Cedida/Divulgação).
Esse atendimento é realizado semanalmente com visitas às unidades, oportunidade em que o Capelão leva a Palavra de Deus e convida os presentes a participarem de momentos de oração.
IPB Adamantina
A história da Igreja Presbiteriana do Brasil na região teve início em 1940, quando várias famílias evangélicas de outras denominações fixaram residência na cidade de Lucélia. Na cidade vizinha encontraram uma família presbiteriana de Caxambú/MG (Zacarias Alonso Aguiar, Georgina Aguiar e filhos).
No final de 1941, a Igreja que se reunia nas casas, recebeu a visita do Rev. Willian Kerr, então Secretário Executivo da Junta Mista de Missões Nacionais da IPB e, no início de 1943, chegou o primeiro casal de Missionários.
Uma casa foi alugada para servir de moradia pastoral e para a realização dos Cultos. Assim se estabeleceu o trabalho presbiteriano dirigido pela Junta, conhecido como Campo de Lucélia.
Templo da Igreja Presbiteriana do Brasil em Adamantina (Foto: Everton Santos/Diário do Oeste).
Em 1946, o Reverendo Josafá Siqueira, então pastor da IPB de Lucélia, encontrou em Adamantina, um grupo de presbiterianos que se reuniam na residência do sr. Sebastião Vieira. Logo em seguida, a IPB de Lucélia assumiu a direção dos trabalhos em Adamantina.
No ano de 1947 as reuniões eram feitas em um salão de madeira pequeno de 4x6 metros, na al. dos Expedicionários. Em agosto de 1951, foi comprado um terreno na alameda Santa Cruz, 465.
Em fevereiro de 1952, os trabalhos da Igreja em Adamantina eram orientados pelo evangelista Jofre Botão, ainda no pequeno salão e, em 1954, no dia 7 de março, a Igreja se reuniu em um culto solene para o lançamento da Pedra Fundamental para a construção do novo templo.
No dia 20 de julho de 1954, às 19h30, houve a inauguração do Templo. E, em 9 de julho de 1955, deu-se a organização da Igreja Presbiteriana do Brasil em Adamantina sob a Presidência do Rev. Amim Aidar Filho.