Hackers invadem sistema e param o Poder Judiciário e Ministério Público em São Paulo
Ataques aos sistemas do MPSP e TJSP podem estar ligados ao ciberataque mundial registrado hoje.

Segundo fontes do site JUSBRASIL, hackers invadiram toda a rede de computadores do Poder Judiciário do Estado de São Paulo. A determinação do TJSP é para que todos os fóruns desligassem seus computadores.
O ataque também atingiu a rede do Ministério Público do Estado de São Paulo, diz o JUSBRASIL, e a orientação foi a mesma, para desligamento dos equipamentos.
Uma consulta realizada a pouco pelo SIGA MAIS nos sites do TJSP e do MPSP mostra que estão indisponíveis.
Os ataques que atingiram os sistemas dessas duas entidades podem estar relacionados ao ciberataque mundial ocorrido hoje, e que atingiu várias regiões do planeta. Segundo o G1, ao menos mais 74 países tiveram empresas e usuários de internet alvos dos ataques em larga escala.
Em todas as situações, a dinâmica é a mesma: os hackers solicitaram quantia em Bitcoins para liberações dos computadores. O Bitcoin é uma moeda on-line criptografada, cuja emissão independe de qualquer aval governamental. Essas moedas digitais podem ser enviadas pela internet para qualquer lugar do mundo, podendo ser transacionadas pelo sistema da criptografia de chave pública, sem intermédio de uma instituição financeira.