Cidades

Greve fecha agências bancárias em Adamantina

Caixa Federal, Banco do Brasil, Santander, Bradesco e HSBC estão fechados. Somente Itaú está aberto.

Por: Da Redação atualizado: 8 de outubro de 2015 | 08h18
Greve atinge desde ontem (6) as agências bancárias de Adamantina (Foto: Acácio Rocha) Greve atinge desde ontem (6) as agências bancárias de Adamantina (Foto: Acácio Rocha)

A greve dos bancários em Adamantina, iniciada ontem (6), primeiramente com a adesão dos bancos públicos Banco do Brasil (duas agências) e Caixa Federal, ganhou novas adesões hoje (7), com a paralisação dos bancos Bradesco, Santander e HSBC, informou o dirigente local do Sindicato dos Bancários de Tupã e Região, Nelson Baraldi. Segundo relatou, apenas a agência do Itaú mantém funcionamento. A adesão dos funcionários dos bancos privados foi conhecida hoje, logo após Assembleia dos funcionários.
Baraldi informou que agora a adesão deve ocorrer junto às instituições privadas na região, que deverão seguir o exemplo de Adamantina. Ontem, o saldo preliminar informava a adesão somente dos bancos públicos Banco do Brasil e Caixa Federal nas cidades de Pacaembu, Lucélia, Osvaldo Cruz, Rinópolis e Parapuã.
A base do Sindicato dos Bancários de Tupã compreende a região que vai de Pompéia a Panorama, cuja sede é em Tupã. Nessa região são cerca de 700 trabalhadores nas agências bancárias. No Estado de São Paulo são 142 mil funcionários, de um total de 500 mil em todo o Brasil.
A proposta defendida pela categoria exige um aumento de 16% de reajuste sobre o salário, sendo 5,6% referente ao reajuste do ganho salarial e 9,88% referente à compensação das perdas com a inflação.
Os bancos oferecem um reajuste de 5,5% e um abono salarial de R$ 2.500,00, que seria igualmente distribuído com a categoria, porém, não seria incorporada ao salário.
Os trabalhadores não concordam com a postura dos bancos, que, nos últimos seis meses, obtiveram um lucro líquido de 36,3 bilhões de reais. Os juros cobrados pelos mesmos, no cartão de crédito, chegam a 400%, o que traz um prejuízo grande para os clientes do sistema bancário brasileiro.

Procon orienta consumidores de Adamantina sobre paralização dos bancários

O Procon de Adamantina, diante a greve dos funcionários das agências bancárias, orienta sobre os direitos dos consumidores que não conseguirem efetuar o pagamento de suas contas com vencimento durante a paralisação.
Segundo nota distribuída à imprensa pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Adamantina, é importante que o consumidor fique ciente de que não liquidar a fatura, boleto bancário ou qualquer outra cobrança, que saiba ser devedor, não o isenta do pagamento, se outro local lhe for disponibilizado para realizá-lo.
Para não ser cobrado de eventuais encargos, ainda, para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, o Procon recomenda aos consumidores que tenham contas com data de vencimento durante a paralisação a entrarem em contato com a empresa e solicitar outra opção de local para efetuar o pagamento (internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, etc.)
As empresas são obrigadas a oferecer outro local de pagamento, diante deste quadro. Assim caso o fornecedor não disponibilize ou dificulte outro local de pagamento, o consumidor deve documentar esta tentativa de quitar o débito.
O consumidor não pode ser prejudicado por problemas decorrentes da greve, a responsabilidade do banco pelos prejuízos causados aos consumidores decorre do risco de sua atividade e não pode, a pretexto de greve, ser repassado ao consumidor.
O Procon Municipal de Adamantina é m órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, atende de segunda a sexta feira no prédio anexo ao Banco Do Povo, em frente à Prefeitura de Adamantina, das 7h45min às 14h.

Fotos

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone