Governo de SP apresenta projeto de lei para criação da Região Metropolitana de São José do Rio Preto
Fortalecimento em bloco: nova Região Metropolitana de São José do Rio Preto englobará 35 cidades.

O governador João Doria anunciou nesta terça-feira (18) que apresentou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo o projeto de lei (PL) que cria a Região Metropolitana (RM) de São José do Rio Preto. A iniciativa foi detalhada pelo governador em uma visita à cidade, para anúncio de ações do governo estadual.
Agora, na casa legislativa, o PL segue tramitação regimental entre as comissões permanentes, para ser colocado em votação.
As 35 cidades que o Estado propõe para compor a nova RM são: Adolfo, Bady Bassit, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Irapuã, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Planalto, Poloni, Potirendaba, Sales, São José do Rio Preto, Tanabi, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urupês e Zacarias.
O objetivo com a criação da RM é empoderar as regiões paulistas por meio de planos de desenvolvimento urbano integrado e de investimentos conjuntos dos governos estadual e municipais, em projetos de abrangência regional. “Este ato entrará para a história como o passo decisivo para a concretização da sonhada região metropolitana de São José do Rio Preto, que promoverá a integração e o desenvolvimento regionais. Nossa região tem interesses comuns na economia, no turismo, e na área ambiental”, destacou o prefeito Edinho Araújo. (Continua após a publicidade...)
Fortalecimento em bloco
O secretário de desenvolvimento regional do estado de São Paulo, Marco Vinholi, destacou que a nova metropolização pode impulsionar o desenvolvimento social e econômico da região. “A Região Metropolitana abre portas para a criação de fundos de investimentos regionais, com planejamento de ações de médio e longo prazos, a criação de soluções conjuntas para os problemas regionais, com o desenvolvimento de projetos compartilhados, ampliação do mercado de trabalho, melhoria da infraestrutura de serviços públicos, com reflexos também no emprego e renda, na segurança e na integração regional”, expôs Vinholi.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Carlão Pignatari, que é de Votuporanga, na região de Rio Preto, destacou que a região sairá fortalecida após a aprovação do projeto. “Iremos realizar a votação em um prazo recorde. Se estivermos unidos iremos contribuir ainda mais para o crescimento do nosso país”, disse o parlamentar.