Cidades

Frentista produz e instala placas motivacionais no Parque Caldeira

Parque Caldeira recebeu uma coleção de placas produzidas pelo frentista Eduardo da Costa.

Por: Da Redação atualizado: 3 de novembro de 2020 | 17h25
Eduardo da Costa segura a nova placa, com a expressão longe se vai quem acredita (Foto: Siga Mais). Eduardo da Costa segura a nova placa, com a expressão longe se vai quem acredita (Foto: Siga Mais).

Recentemente o Parque Caldeira, em Adamantina, recebeu melhorias em sua estrutura. Motivado pelas novas configurações do lugar, o frentista Eduardo da Costa, de 39 anos, se viu inspirado a promover uma provocação ao espaço urbano e às pessoas, com a instalação de uma série de placas motivacionais na localidade.

Eduardo trabalha no Auto Posto Cocipa, em Adamantina, e mora no Jardim das Acácias, área residencial paralela ao parque linear. Sua casa fica cerca de 150 metros da área verde e de lazer, que que utiliza com frequência, e ao observar as melhorias realizadas pelo poder público no local se viu inspirado a materializar, em uma placa, parte daquilo que acredita e vivencia no seu dia a dia.

Assim, em um pedaço de madeira, fez a primeira placa, com a expressão “Coisas boas acontecem”. Ele explica que essa frase foi inspirada inicialmente naquilo que presenciou, no Parque, ao ver a evolução do espaço, em razão das obras de melhorias, o que se converteu em uma intervenção positiva e boa para os moradores próximos e para a comunidade adamantinense, como um todo, que já utilizava do lugar, para lazer e caminhadas, e cujo fluxo de frequentadores aumentou em razão dos novos investimentos realizados pelo poder público.

A primeira placa (Foto: Siga Mais)

Depois da primeira placa instalada, não parou mais. Ele começou a colher as reações observando a relação do público com a primeira placa, e também depois de ter publicado em suas redes sociais essa primeira intervenção no espaço. O feedback foi o combustível para continuar nesse projeto. Eduardo conta que também não sofreu restrições por parte do poder público à sua iniciativa, o que também permitiu avançar. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Depois, então, vieram as novas placas. Ele começou a reunir sobras de madeiras, recolhidas com amigos, e passou a produzir mais. Cada placa tem características únicas de forma, pintura e grafismo, e apresentam mensagens de otimismo, superação e confiança, para motivar o cotidiano. “Tento transmitir que precisamos acreditar mais, viver intensamente e ter fé. Essas frases são para o nosso cotidiano. Servem pra mim, para o meu dia a dia e para a minha vida, e podem ser apropriadas por todos”, reforça.

Reflexão e cidadania (Foto: Siga Mais).

Sobre a primeira placa com os dizeres “Coisas boas acontecem”, Eduardo destaca que buscou estimular a reflexão de que, independente dos caminhos e das situações que a vida apresenta a cada um, tudo tem um lado positivo. “Apesar das dificuldades, a vida nos proporciona coisas boas. Tudo tem um propósito”, destaca.

Eduardo conta que algumas placas foram danificadas por vândalos e outras removidas do lugar. E pede que as pessoas tenham sensibilidade e zelo e disse que pretende expandir e instalar outras pelo local. E depois, se possível, expandir para outros espaços da cidade. “Não fiz para ser reconhecido. Fiz porque tive essa vontade quero fazer mais”, afirma. “Espero que as pessoas curtam e cuidem do espaço”, continua. 

Por fim, Eduardo reforça os objetivos da inciativa e espera sensibilizar as pessoas. “Precisamos pensar num futuro melhor, ter fé em Deus, acreditar mais em si e nas pessoas. Que todos acreditem que podem fazer mais e possam ser melhores”, diz. “Às vezes a gente só vê o lado negativo. Mas a vida nos oferece muitas coisas boas, e precisamos olhar também por essa perspectiva”, completa.

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança

Publicidade

FS Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone