Ex-funcionários da Usalpa fazem manifestação em frente ao Fórum de Junqueirópolis
DÃvida para os cerca de 800 trabalhadores dispensados é de aproximadamente R$ 31 milhões.

Cerca de 200 ex-funcionários da Usina da Alta Paulista (Usalpa) de Junqueirópolis, realizaram nesta terça-feira (17), manifestação pacífica em frente ao Fórum da cidade, para reivindicar a garantia de recebimento dos direitos trabalhistas, após as demissões ocorridas a partir de 2016.
De acordo com os sindicatos que representam as categorias dos ex-funcionários, o valor da dívida para os cerca de 800 trabalhadores dispensados é aproximadamente R$ 31 milhões.
Segundo o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Química, Farmacêutica e Fabricação de Etanol (Sindetanol), de Presidente Prudente, Antônio Mendes Neto, o objetivo da manifestação foi reivindicar a inclusão do valor desta dívida trabalhista no processo de massa falida da empresa que está em trâmite no Fórum da Comarca.
As dívidas incluem, segundo os sindicatos, a falta de pagamentos do FGTS, férias e seguro-desemprego. A reportagem constatou presentes na manifestação, ex-trabalhadores por mais de dez anos na usina que não receberam seus direitos trabalhistas.
Após as demissões dos servidores dos setores administrativos, campo e industrial, a usina deixou de funcionar em Junqueirópolis. “As demissões começaram a partir de 2016”, informa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Junqueirópolis, Miguel Cláudio Batista.
De acordo com Batista, somente do setor agrícola são aproximadamente 500 ex-funcionários que não receberam os direitos. Destes na avaliação do Sindicato, apenas cerca de 10% conseguiu novo emprego.
“Vamos protocolar no Fórum, o pedido para uma comissão dos ex-trabalhadores ser recebida pelo juiz de Direito para conversarmos”, explicou Batista.
Mendes e Batista se dirigiram ao Fórum e foram informados por funcionários que o juiz e o promotor de Justiça somente estariam na repartição judicial a partir das 13h.
Ambos protocolaram o pedido e informaram que a mobilização dos ex-trabalhadores permaneceria em frente ao Fórum até o período da tarde desta terça, aguardando a comissão ser recebida pelo juiz da Comarca.
Os ex-servidores estenderam faixas em frente ao Fórum reivindicando o recebimento dos seus direitos trabalhistas e agilidade no processo judicial. A Polícia Militar, acompanhou a manifestação.
(Fotos: Reprodução/Site Junqueirópolis em Dia).