Esgoto vaza em estrada rural, próximo ao Córrego dos Ranchos, em Adamantina; causa foi entupimento
Empresa foi avisada pela reportagem e fez desobstrução da tubulação de esgoto.

Há vazamento de esgoto na Estrada Municipal ADM 353 "Geraldo Jordão", área rural de Adamantina, a poucos metros da ponte sobre o Córrego dos Ranchos (em obras de reconstrução). A Estrada ADM 353 é sequência da Rua Iracema Nair Baesso Rombaldi (rua que divide os bairros San Miguel II e Vista Verde).
O caso de vazamento foi relatado no final da manhã desta quinta-feira (4) ao SIGA MAIS. Após receber o conteúdo a reportagem foi ao local no início da tarde e confirmou o vazamento. Há água escura e com odor característico de esgoto escorrendo do matagal, que segue pela margem da estrada.
Não foi possível localizar a origem do vazamento, em meio à vegetação. Em paralelo à ponte em obras, próxima ao local do vazamento, há uma tubulação de esgoto que transpõe o manancial.
Vazamento na Estrada, próximo ao Córrego dos Ranchos (Siga Mais).
O SIGA MAIS abriu chamado nos canais de atendimento da empresa que opera o serviço de esgoto na cidade, informando sobre o problema, porém o atendimento não foi finalizado. As tentativas foram feitas com atendimento telefônico pelo 0800, como também por atendimento humano via chat.
Nas duas tentativas foi solicitada uma numeração que pudesse identificar o local, da mesma forma que identifica os imóveis, nas ruas. Por ser estrada rural essa numeração não existe. Mesmo sendo oferecidas todas as orientações e fotos que identificavam o local, para o trabalho das equipes, o registro do chamado, pelos canais de atendimento da empresa, não foi finalizado. Na sequência o SIGA MAIS fez contato direto com um representante da empresa, em Adamantina.
Entupimento
Nesta quinta-feira (4) a redação do SIGA MAIS solicitou uma nota à empresa, para sua manifestação. A resposta foi recebida na manhã desta sexta-feira (5), informando os procedimentos adotados ao caso. O vazamento ocorreu por conta de entupimento da rede. “A Sabesp foi informada sobre o vazamento na tarde de ontem (4) e o reparo, que incluiu a desobstrução da rede de esgoto, foi finalizado na manhã de hoje (5)”, diz a nota.
A empresa também orientou sobre condutas para sobre descarte de materiais na rede e acionamento de serviços em caso de problemas. “Para evitar o entupimento das redes e os vazamentos, é importante que a população não descarte lixo e óleo de cozinha em pias, ralos e vasos sanitários”, explica o texto.
Outro caso
Em paralelo a essa verificação de vazamento de esgoto, o SIGA MAIS foi notificado na tarde de quinta-feira (4) por meio de postagem nas redes sociais sobre uma situação semelhante de vazamento de esgoto pela tampa de um poço de vistoria, desta vez na Avenida Marechal Castelo Branco, proximidades do campus III do Centro Universitário de Adamantina.
Um vídeo postado nas rede sociais mostrava o vazamento. Conforme um representante da Sabesp em Adamantina, o problema no local também foi decorrente de entupimento da rede coletora.
Esgoto transbordou pelo poço de vistoria (Reprodução).
A operação de desobstrução retirou pedaços de pano, de arame e outros materiais, da rede, que impediam o fluxo regular de esgoto.
Material retirado da rede, que provocou o vazamento (Cedida).
A Sabesp reiterou ao SIGA MAIS seus canais de atendimento para informar ocorrências que possam afetar o abastecimento de água e esgoto, como vazamentos. “A empresa está à disposição da população por meio dos canais de atendimentos: telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita), Agência Virtual no site www.sabesp.com.br ou aplicativo da Sabesp para Android e iOS”, completa a nota.