Cidades

Esgoto transborda e, ao desobstruir, Sabesp encontra camiseta na tubulação

62% dos entupimentos de rede em Adamantina são causados por lançamentos irregulares na rede.

Por: Da Redação atualizado: 6 de junho de 2021 | 16h43
Camiseta (destaque) foi retirada da tubulação. Sem passagem, esgoto transbordou pelo poço de vistoria da rede (Imagens: Cedidas). Camiseta (destaque) foi retirada da tubulação. Sem passagem, esgoto transbordou pelo poço de vistoria da rede (Imagens: Cedidas).

O SIGA MAIS recebeu recentemente uma série denúncias de moradores sobre transbordamento e vazamento de esgoto por um poço de vistoria (PV) localizado na Rua Prefeito Antônio Cescon, altura da Alameda Giusseppe Manfrin, único acesso ao Residencial Santa Adelaide, no Parque dos Pioneiros, em Adamantina.

O transbordamento do PV e o vazamento na via pública ocorriam em determinados momentos e cessavam, porém o ciclo que se repetia. A mais recente ocorrência foi na última segunda-feira (31), quando o SIGA MAIS voltou a ser acionado por moradores. Imediatamente, foi realizado contato com a Sabesp, que opera o serviço de saneamento básico na cidade.

Entupido, esgoto transbordou e vazou pelo PV (Cedida).

Em resposta, a assessoria de imprensa da empresa confirmou a ocorrência, cujo registro no sistema foi realizado às 7h30 da segunda-feira, sendo o reparo finalizado pouco depois, às 10h40.

A empresa também detalhou sobre o motivo do transbordamento e vazamento. Segundo informou a assessoria de imprensa, os profissionais que trabalharam na solução do problema retiraram uma camiseta da tubulação, que obstruía o escoamento do esgoto pela rede coletora.  

Camiseta retirada da tubulação (Cedida/Sabesp).

As ocorrências dessa natureza são um fator de preocupação, seja pela ação intencional ou por descuido dos moradores. Segundo a Sabesp, 62% dos entupimentos de rede em Adamantina são causados pelo lançamento de lixo e gordura em pias, ralos e vasos sanitários.  (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Esgoto pode retornar para os imóveis

Na resposta encaminhada ao SIGA MAIS, a empresa pontuou sobre os reflexos dessas práticas para a estrutura coletora. “O mau uso da rede coletora de esgoto prejudica o sistema da Sabesp e os próprios moradores, uma vez que causa entupimentos, extravasamento, mau cheio e até mesmo o retorno do esgoto ao sistema interno das residências”.

A empresa também indicou um vídeo da companhia onde aborda sobre o uso correto das redes de esgoto. Assista:

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
FS Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone