Cidades

Energisa encontra 52 irregularidades de furtos de energia em Adamantina, Osvaldo Cruz e Parapuã

Empresa recuperou 377.582 kWh, o suficiente para abastecer 1.888 casas durante um mês.

Por: Da Assessoria atualizado: 11 de setembro de 2023 | 12h41
Flagrantes de furtos de energia elétrica descobertos pela concessionária em três cidades da região (Cedida/Energisa). Flagrantes de furtos de energia elétrica descobertos pela concessionária em três cidades da região (Cedida/Energisa).

O sistema de inteligência artificial que monitora o comportamento de consumo de energia elétrica dos clientes da Energisa identificou novas situações suspeitas na região. Por esse motivo, nas últimas semanas as equipes da concessionária intensificaram as inspeções em Adamantina, Osvaldo Cruz e Parapuã, com o intuito de confirmar as suspeitas de fraudes e furtos de energia.  

(Cedida/Energisa).

Em campo, os profissionais da Energisa Sul-Sudeste realizaram 83 inspeções, das quais foram confirmadas 52 irregularidades de desvio de energia por meio de ligações clandestinas e adulteração de medidores. “Esse monitoramento é indispensável para que nossas equipes possam atuar em situações suspeitas, a fim de combater qualquer intervenção no sistema de distribuição. Além de ser um crime, essa prática causa prejuízos financeiros e riscos à segurança de toda a comunidade”, explica Renan Felix Fernandes Souza, coordenador de Medição e Combate a Perdas da Energisa. 

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Rede Sete Supermercado

Para se ter uma ideia dos prejuízos, as irregularidades somaram 377.582 kWh de energia desviados, o que seria suficiente para abastecer 1.888 casas, com consumo médio de 200 kWh, durante um mês – equivalente a uma cidade do tamanho de Inúbia Paulista. 

Ações na Alta Paulista 

Em junho deste ano, a Energisa Sul-Sudeste realizou uma operação semelhante na Alta Paulista, com ações concentradas nos municípios de Osvaldo Cruz e Parapuã. Na ocasião, as equipes encontraram 32 irregularidades entre ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição de energia, totalizando um desvio de 475 mil kWh. 

(Cedida/Energisa).

Ainda que essas inspeções façam parte da rotina de trabalho da Energisa Sul-Sudeste, Renan destaca o risco aos quais as pessoas se expõem ao acessar a rede de energia de forma ilegal para reduzir ou zerar o próprio consumo de energia. 

“A quantidade de energia recuperada na Alta Paulista nas duas operações surpreende principalmente pelo tamanho dos municípios. Por questões de segurança, em todos esses imóveis, assim que confirmamos as irregularidades o fornecimento de energia foi interrompido e registramos um Boletim de Ocorrência para que sejam tomadas as medidas cabíveis no Código Penal“, acrescenta Renan.   

Impacto na comunidade  

Uma vez que os furtos e fraudes na rede impactam diretamente na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na vida dos clientes regulares, é essencial que a população auxilie no combate a esses crimes.   

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança

A denúncia pode ser feita nos canais de atendimento da companhia, e a identidade do denunciante é mantida em total anonimato. Basta acessar www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia, ou falar gratuitamente pelo telefone 0800 70 10 326.

Publicidade

Cóz Jeans
FS Telecomunicações
Prefeitura de Adamantina

Publicidade

ADT Drone