Cidades

Empresas perdem produção e interrompem atividade por falta de energia elétrica

Setores econômicos contabilizam prejuízos com a falta de energia elétrica em Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 18 de fevereiro de 2016 | 10h29
Produção de pães na estufa, aguardado ser assada, foi perdida por falta de energia elétrica (Foto: Acácio Rocha). Produção de pães na estufa, aguardado ser assada, foi perdida por falta de energia elétrica (Foto: Acácio Rocha).

A falta de energia elétrica durante toda a manhã e grande parte da tarde de hoje (16) deixou um saldo de prejuízos para a cidade, em todos os setores da atividade econômica. Sem energia elétrica, os prejuízos ainda estão sendo contabilizados.
A interrupção no fornecimento deixou os bancos sem pode prestar serviços aos clientes, nas agências. Vários postos de combustíveis ficaram impedidos de realizar o abastecimento de veículos.
Nas repartições públicas, a falta de energia prejudicou o andamento interno das atividades e o atendimento ao público. Sistemas de informática nas unidades policiais também não puderam ser usados, causando prejuízos e transtornos às atividades policiais.

Padaria perde produção de pães

A reportagem do SIGA MAIS esteve na padaria Via Sabor, e em contato com o representante da empresa, Gustavo Mantovani, destacou prejuízos diretos com a perda de pães que estavam na estufa (em crescimento), aguardando para serem assados. Toda a produção, nesse estágio, foi perdida, com perdas de materiais e insumos, sem contar os prejuízos decorrentes da suspensão das vendas, em razão da limitação dos equipamentos diversos, como fatiadoras, balanças, caixa e serviços de cartão de crédito e débito.
Outros prejuízos contabilizados pela padaria envolvem a perda de sorvetes, com riscos de se ampliarem ainda mais, podendo atingir os produtos sob refrigeração, como bebidas lácteas, embutidos e doces.
Uma das saídas, segundo Gustavo, foi a locação de um gerador de energia elétrica, o que pode deixar o saldo ainda mais negativo, acarretado pelo dia de poucas vendas e pele despesa extra com o equipamento.

Prejuízos em sorveteria

A produção da Sorveteria La Olimareña, também de Adamantina, foi interrompida pela falta de energia elétrica. A empresa produz sorvetes diariamente, para abastecer a própria unidade e outros pontos de venda em toda a região. E durante todo o período sem energia elétrica, os funcionários ficaram de braços cruzados.
Segundo Cristiane dos Santos Ferreira, que foi ouvida pelo SIGA MAIS no início da tarde, o temor era perder o estoque, de massas e picolés, dispostos nos freezers, ampliando o prejuízos com perda da produção.

Supermercado fecha as portas durante falta de energia

O Supermercado Real, no centro de Adamantina, fechou suas portas durante o período em que a cidade ficou sem energia elétrica. Segundo a empresária Léia Ruiz, os caixas contam com uma bateria auxiliar que dá suporte por determinado período, mas não sustentam um longo período sem energia elétrica.
Assim, a solução encontrada foi fechar as portas e remanejar seus cerca de 40 funcionários para atividades internas.
Léia disse ao SIGA MAIS que a falta de energia colocou em risco todo o estoque de frios e congelados, envolvendo bebidas lácteas, embutidos, carnes e outros produtos que exigem resfriamento ou congelamento. A falta de energia comprometeu também a atividade da padaria e até mesmo da feirinha, já que com as atividades suspensas, não houve vendas de verduras, por exemplo, cujo estoque é abastecido diariamente.

Publicidade

FS Telecomunicações
Prefeitura de Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone