Em Flórida Paulista, iniciativa quer aproximar estudantes das atividades da Câmara Municipal
Iniciativa quer levar aos estudantes informações sobre política e seus reflexos na cidadania.

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Flórida Paulista aprovou no dia 11 de julho um projeto de resolução que institui o projeto “Escola vai à Câmara”. Agora sob a definição de Resolução Nº 145/2022, a iniciativa é assinada pelos professores Rafael Gonçalves dos Santos e Priscila Lima dos Santos Palomares, que são vereadores no legislativo municipal. A configuração da proposta teve ainda a atuação da procuradora jurídica da Câmara, a advogada Mayla Furlaneti Oliveira.
Na defesa da proposta, durante a sessão, os autores expuseram que o ideia nasceu diante da necessidade de uma ação efetiva junto as crianças e adolescentes do município no sentido de ofertar informações básicas sobre política e seus reflexos no exercício da cidadania. Eles também destacaram o desafio de aproximar a sociedade do Poder Legislativo, promovendo inclusive visitas da comunidade escolar junto ao Prédio da Câmara Municipal, especialmente no mês em que se comemora o aniversário da cidade, em outubro.
Com a proposta aprovada, a expectativa é pela sua aplicação prática.
Com vai ser?
Conforme a Resolução Nº 145, de 11 de julho de 2022, assinada pelo presidente da Câmara Municipal, Tiago Ribeiro de Souza, o “Escola vai à Câmara” tem como objetivo a divulgação e o esclarecimento, no ambiente escolar e fora dele, do papel do Poder Legislativo Municipal.
As informações a serem transmitidas aos alunos deverão abordar a importância e função dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, o processo de escolha dos vereadores, o funcionamento da Câmara Municipal e a importância da consciência política, crítica e reflexiva dos cidadãos.
(Divulgação/CM Flórida Paulista).
A transmissão desses conteúdos poderá ser feita por meio de palestras expositivas com utilização de fotos e vídeos e oficinas com exercícios práticos.
As atividades a serem desenvolvidas junto aos alunos das escolas de Flórida Paulista poderão ser realizadas no próprio ambiente escolar, durante todo o ano letivo, ou, nas dependências do prédio da Câmara Municipal de Flórida Paulista no mês de outubro de cada ano.
Para dar efetividade ao projeto deverá ser formada Comissão composta por no mínimo três vereadores e um servidor/empregado público.