Eclipse lunar e superlua, no domingo, vão poder ser observados por telescópios em Mariápolis
Na região, evento poderá ser observado com telescópios da Associação de Astronomia de Mariápolis.

Pela primeira vez desde 1982, de acordo com a agência espacial norte-americana (NASA), ocorrerá neste domingo (27) um eclipse lunar total simultaneamente a uma superlua.
Na região da Alta Paulista, o evento poderá ser observado “mais de perto” na cidade de Mariápolis, a partir de três telescópios que a Associação de Astronomia Unificada de Mariápolis (ASAUM) colocará à disposição do público.
Segundo o jornal O POVO, de Mariápolis, a ASAUM colocará sua estrutura à disposição do público, permitindo uma melhor observação do fenômeno. São três telescópios e um uma câmera acoplada ao telescópio computadorizado, que transmite as imagens para o computador.
Assim, a diretoria da entidade, convida a população em geral para compartilhar a observação deste que será o evento astronômico mais interessante do ano.
Eclipse e superlua
Trata-se de uma coincidência o fato de a lua estar se aproximando da fase cheia, e também do seu ponto mais próximo da Terra, disse à Agência Brasil o astrônomo Eugênio Reis Neto, coordenador de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), do Rio de Janeiro.
O astrônomo explicou que a órbita da lua não é circular. “Ora a lua se aproxima da Terra, ora se afasta um pouquinho. Aí, uma vez por ano, coincide ela estar na fase cheia e estar no ponto mais próximo”. A isso se chama superlua.
No domingo, esse fenômeno vai coincidir com o fato de o satélite da Terra também passar na sombra da Terra. “Ela vai ser eclipsada pela Terra. É um espetáculo muito bonito que a gente vai ver”. O eclipse começará por volta das 23h de domingo e entrará pela noite. “O Brasil inteiro vai ver esse eclipse em todo o seu processo de entrada e saída da lua na sombra da Terra”.
Segundo Eugênio Reis Neto, o eclipse da lua ocorre todos os anos, da mesma forma que a superlua. Ele disse que o próximo eclipse total lunar será visto no Brasil somente daqui a quatro anos.
Em relação à superlua, ele disse que não é raridade, porque costuma acontecer uma vez por ano, “pelo menos”. Acrescentou que “astronomicamente mesmo”, a superlua vai ocorrer nesse domingo. “Ela vai chegar na sua fase cheia com poucos minutos de diferença de onde ela chega no ponto mais próximo da Terra. E vai coincidir este ano com o eclipse”.
Segundo o astrônomo do Mast, o fator que favorece essa coincidência de fenômenos é a geometria das órbitas, que ocorre de tempos em tempos. “É um fator geométrico."
ASAUM: pioneirismo na região
Com sua primeira reunião em outubro de 2000, foi iniciada formalmente a Associação de Astronomia Unificada de Mariápolis (ASAUM). Como em toda entidade sem fins lucrativos, os desafios apareceram e foram enormes, principalmente no que tange ao apoio de autoridades, locais para reuniões e principalmente na área financeira - tanto que o primeiro telescópico foi adquirido através de doações dos associados.
A ASAUM participou efetivamente de eventos na cidade de Mariápolis e toda a região, sempre levando o nome da entidade e do município. Um grande marco da entidade foi a conquista do telescópico computadorizado ocorrido no ano de 2007 e no ano seguinte a entrada para a RBA – Rede Brasileira de Astronomia.
Com a inauguração da sala de administração e do observatório, ocorrida em 2013, foi possível ampliar e estruturar sua atuação, sobretudo no cumprimento do objetivo de divulgar a astronomia de uma forma muito mais clara e abrangente, com condições de receber todos os interessados por essa ciência, principalmente estudantes de Mariápolis e região.
Prestes a completar 15 anos, a ASAUM vem, ao longo de sua trajetória, promovendo ações de divulgação da astronomia para estudantes e comunidade em geral, promovendo palestras, recebendo visitantes em sua sede e observações monitoradas do espaço.