Dupla de jovens é flagrada pegando rabeira em ônibus no Jardim Brasil
Prática de pegar rabeira pode provocar acidentes, ferimentos e mortes.

Em três imagens, uma internauta de Adamantina publicou nas redes sociais uma sequência onde mostra três jovens pegando rabeira em um ônibus do transporte coletivo urbano. O flagrante da moradora foi na quarta-feira (18) na rua Rio de Janeiro, Jardim Brasil, por volta das 17h30.
Nas imagens, é possível identificar um dos jovens em pé no para-choque do veículo e aproximação do segundo participante, até que também consegue subir.
A prática de se pendurar na traseira, principalmente de caminhões e ônibus, é comum entre os jovens, assim como também é comum a ocorrência de acidentes e mortes decorrentes dessas ações. Seja a pé ou de bicicleta, as pessoas se agarram a outros veículos para pegar uma carona que muitas vezes pode leva-los à morte.
Riscos à vida e penalidades
Visando coibir a prática de pegar rabeira, tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, um projeto de lei que propor alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com o intuito de aplicar multa a pedestres e ciclistas conduzidos de forma irregular no exterior de veículo.
Atualmente a prática resulta em punição apenas para os condutores dos veículos envolvidos (Lei 9.503/97 art. 235) o que nem sempre é o suficiente e, em alguns casos, até injusto, já que os motoristas de veículos grandes não têm visibilidade completa da traseira a ponto de perceber e evitar que alguém suba ali.
Todavia, a prática de pegar rabeira pode ser enquadrada como crime de periclitação, quando oferece risco à própria vida e a de terceiros. A tipificação desse crime é prevista no Código Penal Brasileiro.