Domingo tem festival de bandas marciais, Kizuna Fest e Projeto Guri no Parque dos Pioneiros
Festival comemora os 30 anos da Banda Marcial de Adamantina (BAMAD), com a participação de 8 bandas.

A Banda Marcial de Adamantina (BAMAD) completa este ano 30 anos de existência. Para comemorar a data, domingo (19) a partir das 16h no Parque dos Pioneiros será realizado um festival de bandas marciais.
De acordo com o maestro Valter Negrini, à frente da BAMAD desde 2002, comemorar a data é muito importante devido a contribuição social da banda na formação musical e cultural das crianças e adolescentes de Adamantina.
Negrini lembra que a BAMAD iniciou com instrumentos de fanfarra e aos poucos foi se transformando em banda marcial. “Com os investimentos, novos instrumentos e equipamentos foram adquiridos, o que fez com que a qualidade e a formação fosse se aprimorando. A contratação de professores para aulas de dança, sopros e percussão, também contribuiu para que pudéssemos ampliar o atendimento e proporcionar uma melhor formação aos integrantes”, relembra.
(Divulgação/PMA).
Conforme ele conta, hoje a intenção é ampliar a formação com aulas de saxofone, flauta e clarinete. “Isso deve contribuir para que o grupo possa tocar peças mais complexas e completas, instrumentalmente falando”, afirma.
O maestro afirma que a banda é uma escola de música, dança, disciplina, cidadania e convivência em grupo, mas a formação social é o carro chefe do grupo. “Pessoas que passam por uma banda sempre tem uma mudança em sua vida, a cultura e a arte em geral transformam vidas”, assegura.
Como será o festival?
O festival contará com a presença de 8 bandas da região. Cada banda tem sua particularidade. “Será uma boa oportunidade de nossa população conhecer as diferentes formações de uma banda, além de proporcionar bons momentos de alegria a todos”, convida.
Participarão do festival: Projeto Batucando de Mirandópolis; Banda Marcial de Osvaldo Cruz; Banda Marcial de Rancharia; Banda Musical de Santo Anastácio; Banda Marcial de Presidente Epitácio; Fanfarra Municipal de Araçatuba (FAMA) e a BAMAD.
Kizuna Fest e Projeto Guri
(Divulgação/PMA).
(Divulgação/PMA).
Para encerrar a programação do domingo (19), será realizada mais uma edição do Pôr do Som com a apresentação do Projeto Guri de Adamantina e o Kizuna Fest a partir das 18h também no Parque dos Pioneiros.
Próximas atividades
No próximo sábado (25), o Projeto Meu Bairro em Ação chega ao Jardim Adamantina a partir das 9h. No mesmo dia (25), em parceria com o Sesc, Adamantina recebe o espetáculo “O Ilusionista e a Pianista”, os convites que são limitados estarão disponíveis a partir de segunda-feira (20) na Biblioteca Municipal Jurema Citeli.
A programação ainda traz o Arraiá da Cultura no dia 29 de junho na Biblioteca Municipal e a comemoração dos 30 anos da Delegacia de Defesa da Mulher em Adamantina no dia 30 de junho.