Desligamento da TV analógica vai até 12/dez; TV Fronteira migrará no prazo limite em Adamantina
Band, SBT, Record e Rede Vida já estão com sinal digital na cidade.

Foi aberto nesta quarta-feira (28) o período de desligamento dos transmissores de TV analógicos, que darão espaço às transmissões digitais. O calendário de desligamento iniciado hoje segue até 12 de dezembro, em mais de 1,2 mil cidades do Brasil. No interior paulista são 395 cidades, o que inclui Adamantina e região.
Em Adamantina, as emissoras Band (Band Paulista), SBT (SBT Interior), Record TV (TV Record Rio Preto) e Rede Vida já operam com sinal digital na cidade, a partir das torres e retransmissores instalados no Jardim Bela Vista.
Há indefinição, ainda, quanto aos sinais de quatro emissoras, distribuídos em Adamantina: TV Fronteira (Globo), RedeTV, TV Cultura e TV Aparecida. Até ontem (27), segundo Edson Pereira da Costa, que é funcionário da Prefeitura de Adamantina e faz a manutenção da estrutura de torres e retransmissores de TV localizados no Jardim Bela Vista, a RedeTV, TV Cultura e TV Aparecida não haviam dado previsão objetiva quanto à instalação dos novos equipamentos digitais.
TV Aparecida começa a instalar equipamentos
Na manhã desta quarta-feira uma equipe técnica contratada pela TV Aparecida chegou a Adamantina para a instalação dos novos equipamentos digitais. Os trabalhos, na torre instalada no Jardim Bela Vista, começam hoje mesmo. Assim que a transmissão digital for ativada, a transmissão analógica será desligada na cidade.
Técnicos instalam equipamentos digitais dda TV Aparecida em Adamantina na manhã desta quarta-feira (Foto: Cedida/Edson Pereira da Costa).
TV Fronteira: sinal digital em Adamantina vai chegar no prazo limite
Já o sinal digital da TV Fronteira, em Adamantina, deve chegar somente em dezembro, no prazo limite fixado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), cujo calendário de desligamento foi aberto hoje e segue até dia 12 do próximo mês.
Um representante da emissora ouvido ontem pelo SIGA MAIS explicou que havia a previsão inicial do canal digital 31 para a TV Fronteira em Adamantina, cuja frequência foi alterada em razão das reservas de faixas para futura operação da banda larga 5G, para celulares.
Isso exigiu uma nova configuração de frequências reservadas para a TV digital, o que inseriu Adamantina, cujo sinal da TV Fronteira, para a cidade, foi alterado para 30.1. Essas novas definições foram feitas pelo MCTIC.
Em paralelo, segundo a TV Fronteira, há também um canal analógico em Iacri (região de Tupã), da emissora TV TEM (também afiliada da Globo), em uma faixa de frequência próxima à nova frequência reservada para emissora, em Adamantina, que precisa ser desligado para evitar conflitos técnicos na distribuição dos sinais digitais e sua recepção.
Nesse desafio, os representantes da TV Fronteira têm dialogado com representantes da coirmã TV TEM, para que ocorra o mais breve possível o desligamento desse canal em Iacri, para assim ser habilitada a ativação do canal digital da emissora em Adamantina. Todo isso deve ocorrer nesta janela de 28 de novembro a 12 de dezembro, para que a cidade não tenha a recepção interrompida, diante do prazo limite para desligamento do sinal analógico fixado pelo MCTIC.
Atualmente, os sinais da TV Fronteira, em Adamantina, continuam analógicos, sendo possível a algumas regiões mais altas da cidade a recepção dos sinais digitais originados em Presidente Prudente. Já a geração local, de sinais digitais, deve ocorrer até o prazo limite que é 12 de dezembro, garantindo cobertura em toda a cidade e à vizinha Lucélia.
Região do Jardim Bela Vista, onde estão as torres de transmissão de sinais de televisão, em Adamantina (Foto: Drone Adamantina).
Desligamento digital de forma escalonada na região
Cerca de 121 milhões de brasileiros em mais de 1,2 mil cidades de todo o país serão beneficiados com a TV digital a partir de 12 de dezembro. Isso porque, nesta data, o desligamento do sinal analógico será concluído em 395 cidades do interior de São Paulo e em 59 do Rio de Janeiro. Já em 155 municípios do Paraná e em outros 11 do Rio Grande do Sul, não haverá mais sinal analógico de TV a partir desta quarta-feira. As medidas foram decididas pelo Gired, grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil, durante reunião nesta terça-feira.
Para o sinal analógico ser desligado, pelo menos 90% dos domicílios do município devem estar preparados para receber o sinal digital. Pesquisas apontaram que esse percentual foi atingido pelos agrupamentos de cidades do oeste do Paraná, com 92%, e do sul do Rio Grande do Sul, com 90%. Os dois grupos reúnem 166 cidades, onde vivem 4,7 milhões de pessoas.
Já no agrupamento do interior de São Paulo, que reúne 395 cidades e onde se inserem Adamantina e região, o índice de residências digitalizadas estava em 89%, de acordo com a pesquisa concluída no dia 25 de novembro. No interior do Rio de Janeiro, o agrupamento de 59 municípios tinha 87% dos domicílios prontos para o sinal digital. Esses dois agrupamentos, que somam 454 cidades, possuem uma população de 11,5 milhões de habitantes. Por isso, o Gired decidiu fazer o desligamento do sinal analógico de forma escalonada, ou seja, de 28 de novembro a 12 de dezembro.
Kits gratuitos para famílias cadastradas em programas sociais
Durante a programação, as emissoras de TV vão exibir uma cartela informando os telespectadores sobre o final das transmissões analógicas e a implantação do sistema digital nos 30 dias após o desligamento. No mesmo período, os kits de conversores digitais para famílias cadastradas em programas sociais do governo federal também continuarão a ser distribuídos. O kit é composto por uma antena UHF e um conversor, que precisam ser instalados para que o aparelho de televisão antigo possa exibir a programação de TV transmitida pelo sinal digital.
O sistema digital de TV garante uma programação com melhor qualidade de imagem e som para a população. Com a digitalização, as emissoras de TV também desocupam a faixa de 700 MHz, que passa a ser utilizada pelas operadoras para oferecer a tecnologia 4G.