De novo: chuva volta a inundar ruas em Adamantina
Áreas já conhecidas da cidade voltaram a sofrer com inundações com as chuvas desta terça-feira (17).

A intensa chuva registrada na tarde desta terça-feira voltou a causar inundações na Avenida Dr. Adhemar de Barros, altura do cruzamento com a Alameda Fernão Dias, próximo ao Fórum, centro de Adamantina.
Carros que estavam estacionados pelo local ficaram parcialmente submersos com o volume de águas.
As cheias nesse cruzamento ocorrem com frequência em razão da insuficiência do sistema de captação de águas pluviais, no local.
Alternativas e estudos
Medidas relativamente simples podem resolver o problema de inundações no local. Uma das sugestões foi apresentada pelo vereador Acácio Rocha, por meio da Indicação Nº 612/19, de 21 de outubro último.
No documento, o vereador apresenta um estudo técnico feito por colaboradores, possível a partir de um levantamento planimétrico produzido por profissional habilitado, onde constatou-se uma “barragem” na Avenida Adhemar de Barros (na via sentido Praça Élio Micheloni/Corpo de Bombeiros).
Essa barragem fica nas proximidades do portão de acesso de veículos oficiais ao Fórum. Segundo o levantamento planimétrico, nesse local o pavimento está 0,457 m acima do nível da galeria de captação de águas pluviais, o que faz a água represar no cruzamento com a Alameda Fernão Dias, sendo a estrutura de drenagem incapaz de escoá-la.
(Foto: Cedida).
A alternativa apresentada pelo vereador, a partir dos estudos técnicos feitos por profissionais voluntários, é rebaixar o pavimento da Avenida Adhemar de Barros (na via sentido Praça Élio Micheloni/Corpo de Bombeiros), na quadra do Fórum, o quer permitiria que a água que se avoluma no cruzamento da Alameda Fernão Dias pudesse fluir até o cruzamento com a Alameda Navarro de Andrade. Essa distribuição permitiria dividir a captação entre as galerias existentes nas duas esquinas e ampliar a vazão. A Indicação do vereador foi encaminhada à Prefeitura. (Continua após a publicidade...)
Outros locais também sofreram com as chuvas
Diversos pontos já conhecidos na cidade também voltaram a sofrer com as chuvas, como na Avenida Dr. Adhemar de Barros x Alameda Maria Cândida Romanini (proximidades do Parque dos Pioneiros), Rua General Isidoro (proximidades do Ave Cristo e antigo IEA), Alameda dos Expedicionários (entre a Rua Euclides da Cunha x Avenida Santo Antônio), entre outros.
Veja vídeo publicado pela internauta Ana Paula Lopes em seu perfil, no Facebook. As imagens mostram a região da Avenida Dr. Adhemar de Barros, entre a Alameda Padre Anchieta e Alameda Maria Cândida Romanini.