Cidades

De Flórida Paulista, pro player Felipe Mestre brilha em bicampeonato do Corinthians no eGol 2022

Felipe “Mestre” Forato, de Flórida Paulista, é atleta eletrônico do elenco do Corinthians.

Por: Acácio Rocha | Da Redação atualizado: 29 de novembro de 2022 | 11h03
Em frente à Igreja Matriz de Flórida Paulista, Felipe Mestre exibe o novo troféu do bicampeonato do Corinthians pela eGol Copa 2022 (Imagem: Siga Mais). Em frente à Igreja Matriz de Flórida Paulista, Felipe Mestre exibe o novo troféu do bicampeonato do Corinthians pela eGol Copa 2022 (Imagem: Siga Mais).

O pro player Felipe “Mestre” Forato, de Flórida Paulista, teve uma atuação de destaque no último sábado (19), na final da eGol Copa 2022, torneio oficial de eFootball 23 da Konami, realizado em parceria com a Player1. Ele é do elenco profissional de atletas eletrônicos do Corinthians e no fim de semana passado – como capitão da equipe, formada por cinco atletas – garantiu as jogadas que levaram o time paulista ao bicampeonato da competição, derrotando a equipe do Flamengo (Rio de Janeiro), apontada pela por especialistas como a favorita da final.

O segundo título consecutivo do Corinthians na eGol Copa ocorreu após o time vencer três partidas na melhor de cinco da grande final contra o Flamengo.

Felipe Mestre, ao centro, capitão da equipe, na recente vitória semana passada (Imagem: @serranonico).

Conforme destaca o Portal GE, do Globo Esporte, “a partida do título do Corinthians foi disputada pelo embalado Felipe "Mestre" Forato, que venceu o primeiro jogo do Timão na semifinal contra o Internacional, e pelo atual campeão do mundial aberto da Konami (eFootball Open), Bruno "Futefacil" Mota, representante do Flamengo. Com a necessidade de uma vitória, o Flamengo de Futefacil tomou à frente nas ações ofensivas e teve diversas chances claras de gol ao longo da partida, mas em um vacilo na marcação aos 86’, Felipe Mestre chegou no ataque com passes rápidos e encaixou um chute cruzado que garantiu o título do Corinthians”, diz o noticiário esportivo especializado (leia mais).

Uma década de vitórias

Felipe “Mestre” é morador em Flórida Paulista e aluno do curso universitário de gestão comercial da Fatec (Faculdade de Tecnologia) em Adamantina, onde estuda à noite. Aos 31 anos, ele coleciona uma trajetória de dez anos atuando profissionalmente com jogos eletrônicos e desde 2018 integra o elenco desse segmento do Corinthians.

Da casa: atleta profissional em eSports pelo Corinthians (Imagem: Siga Mais).

Após essa mais recente competição, ele retornou à sua cidade. Nesta quarta-feira (23) o SIGA MAIS esteve com o bicampeão, onde contou sobre sua vida, o gosto pelos esportes e sua relação com os jogos eletrônicos.

Felipe nasceu em Osasco mas desde os três anos mora em Flórida Paulista. Desde pequeno sempre gostou de esportes e praticava o futebol de campo, para lazer, em partidas com os amigos. O primeiro contato com o videogame ocorreu aos cinco anos, em meados de 1996, quando ganhou um Master System. “Jogava Sonic”, lembra, sem imaginar o que se tornaria anos mais tarde.

Coleção de troféus e medalhas (Imagem: Siga Mais).

O pequeno menino foi aluno na Escola Estadual “Pércio Gomes Gonzales”. Ele dividia o tempo do dia entre a ida à escola, tarefas escolares, jogar bola e videogame, pegando gosto pela diversão eletrônica. Ele contou ao SIGA MAIS que ainda criança, com cerca de 10 anos, percebeu que essa habilidade para os jogos eletrônicos poderia ser um bom projeto de futuro.

Em meados de 2012 Felipe passou a morar por um período da vida em Jundiaí, quando soube de um torneio de jogos eletrônicos que ocorreria em Sorocaba, realizado pela TV TEM, emissora afiliada à Rede Globo. Ele se inscreveu e ficou em terceiro lugar, em uma competição com cerca de 250 participantes, muitos deles com mais vivência que o pequeno estreante. “Percebi que tinha aptidão e comecei a buscar por torneios”, disse.

Coleção de troféus e medalhas (Imagem: Siga Mais).

Nessas buscas, nesse mesmo ano, ele participou de um torneio da cidade de São Paulo e se tornou campeão paulista. Nessa mesma competição ele participou nos anos seguintes e venceu cinco edições consecutivas: a de estreia, em 2012, e depois em 2013, 2015, 2016 e 2017. Em 2014 a competição não ocorreu.

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Competições e vitórias no Brasil e no mundo

Ao SIGA MAIS, Felipe detalhou sua trajetória em competições pelo Brasil e mundo afora, e sua coleção de vitórias.

Em paralelo aos torneios paulistas em que participou de 2012 a 2017, Felipe conquistou em 2015 o campeonato brasileiro e a condição para representar o Brasil no mundial, realizado no mesmo ano na Alemanha, onde obteve a quinta colocação. O evento ocorreu concomitantemente às finais da Champion League.

Em 2016 ganhou um torneio das américas e a condição de representar o continente americano em uma competição realizada na França, na Eurocopa.

No ano seguinte Felipe manteve a rotina de competições, até chegar em 2018, ano que define como o melhor de sua trajetória, ao se tornar campeão da PES League no Brasil, obtendo a qualificação para representar seu país em três mundialitos (no Japão, Argentina e Alemanha), com a grande final na Espanha, conquistando o terceiro lugar. Foi nesse ano que passou a integrar o elenco profissional do Corinthians.

Coleção de troféus e medalhas (Imagem: Siga Mais).

Já em 2019 foi campeão das américas e ganhou também o WESG Américas, e com isso a condição para representar o Brasil na China. Ainda em 2019 foi campeão no torneio mais importante das américas, realizado, na ocasião, no Peru.

Em 2020 o setor também viveu uma pausa forçada em razão da pandemia da Covid-19, suspendendo as atividades profissionais e competitivas. A retomada veio em 2021, e Felipe se reapresentou em grande estilo: se tornou campeão nacional da eGol, competição onde obteve o recente bicampeonato, semana passada.

Felipe se tornou o primeiro atleta de eSports a conquistar títulos para o Corinthians. “Isso é resultado de muito treino”, diz, focado. Ele contou ao SIGA MAIS que treina diariamente, em uma média de cinco horas diárias, cuja rotina é intensificada quando da proximidade das competições.

Na Praça central, em Flórida Paulista (Imagem: Siga Mais).

Além dessas conquistas em competições oficiais – que rendem medalhas, troféus, equipamentos de videogames e dinheiro – Felipe também foi indicado três vezes como melhor atleta do Brasil, no segmento. “Já fiz muita coisa no eSports, e espero que essa modalidade possa ter mais visibilidade e projeção”, encerra. 

Publicidade

Cóz Jeans
FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone