CONSEG discute temas ligados ao trânsito e perturbação do sossego
Comunidade e autoridades participam da reunião mensal do CONSEG.

Foi realizada ontem (2) a reunião mensal do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) de Adamantina. O encontro acontece uma vez por mês, na sede da Associação Antialcoólica loca, com participação aberta à comunidade.
O encontro foi dirigido pelo presidente do CONSEG, Moacir Baraldi, com a presença do comandante da Policia Militar local, capitão Júlio Romagnoli, do delegado da Polícia Civil Ricardo Dourado, representantes da Polícia Militar e da Polícia Militar Rodoviária, dos vereadores Eder Ruete, Paulo Cervelheira e Acácio Rocha e moradores.
Na noite de ontem, dois temas prevaleceram, entre as discussões: trânsito e perturbação do sossego.
Mão única em novos trechos
Em relação ao trânsito, as questões se voltaram para a sugestão de melhorar a fluidez e a segurança para embarque e desembarque de estudantes na região das escolas Helen Keller, Fleurides Cavalini Menechino e Madre Clélia. As três escolas, divididas pela mesma rua, concentram um grande fluxo de pedestres, veículos particulares, vans e ônibus escolares.
A medida sugerida no CONSEG é demarcar o trecho da Avenida Bráulio Molina Frias (continuação da Alameda Navarro de Andrade), entre a Rua Antônio Shimidt Vilela e Rua Mário Olivero, como sendo mão-única sentido centro-bairro.
Outra sugestão é transformar em mão única, também, o trecho atrás da Santa Casa. Conforme sugerido, a Alameda João Andrade se tornaria mão única entre as ruas Arno Kieffer e Mário Olivero, sentido bairro-centro.
As duas sugestões serão levadas pelo CONSEG ao Departamento Municipal de Trânsito e Comissão Municipal de Trânsito. As sugestões também serão apresentadas na Câmara Municipal, por iniciativa dos vereadores Eder Ruete, Paulo Cervelheira e Acácio Rocha, presentes à reunião.
Acesso ao Tucuruvi e trevo da Lagoa Seca
Outros dois pontos que envolvem trânsito foram destaque nas discussões. Uma das discussões cobrou uma melhor sinalização nos acessos (entrada e saída) do bairro rural Tucurivi, às margens da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294). O segundo tópico abordou o acúmulo de água de chuva no trevo da Lagoa Seca, também na SP-294. Essas duas demandas terão encaminhamento junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Presidente Prudente, e também serão objeto de pedidos via Câmara Municipal, pelos vereadores Eder Ruete, Paulo Cervelheira e Acácio Rocha.
Perturbação do sossego
Em seguida, o novo tema debatido foi perturbação do sossego, em especial na região do Parque dos Pioneiros. A reclamação foi levada ao CONSEG por um morador.
A queixa se refere a barulhos decorrentes da alta concentração de pessoas no lugar, nos finais de semana, e o som alto de carros.
Nos dois casos, a Polícia Militar disse que tem realizado fiscalização permanente no local, com a presença de viatura nos finais de semana, e destacou que a medida reduziu as incidências, mas reconheceu que a ação precisa ser continuada, para que novas situações sejam contidas. No encontro, foi sugerida a realização de ações conjuntas, entre as policias e outros órgãos.
Eleição no CONSEG
Ontem, foi realizada uma nova etapa do processo eleitoral que vai definir a nova diretoria do CONSEG de Adamantina. Apenas uma chapa, presidida por Edmilson de Castro e Souza, se inscreveu no processo eleitoral. A decisão, por aclamação, deve ocorrer no próximo encontro, que acontece dia 6 de abril, às 20h, na sede da Associação Antialcoólica.