Cidades

Concedido há 10 anos, José Mário Toffoli recebe o título de Cidadão Adamantinense

Entrega foi realizada ao final da sessão da Câmara Municipal de Adamantina, nesta segunda (16).

Por: Da Redação atualizado: 18 de dezembro de 2024 | 11h29
Titulo foi entregue pelos vereadores ao homenageado Jose Mario Toffoli (Acervo Pessoa/Cedida). Titulo foi entregue pelos vereadores ao homenageado Jose Mario Toffoli (Acervo Pessoa/Cedida).

O jornalista e radialista José Mário Toffoli, aos 86 anos, recebeu nesta segunda-feira (16), na Câmara Municipal de Adamantina, o título de “Cidadão Adamantinense”. A honraria foi entregue pelo vereador Hélio Santos, autor do projeto de decreto legislativo votado e aprovado em 15 de dezembro de 2014.

José Mário Toffoli após receber a homenagem (Acervo Pessoa/Cedida).

A entrega, que dependia de agendamento pelo homenageado, ocorre 10 anos depois, e foi realizada de uma forma discreta, como decidiu José Mário. Foi realizada após o término da última sessão ordinária do ano.

A autoria do projeto de decreto legislativo, em 2014, é encabeçada pelo vereador Hélio, e também assinam as vereadoras Noriko Saito – que também estão no atual mandato – e Dinha Santos Gil, hoje vice-prefeita da cidade. O atual presidente da Câmara, Aguinaldo Pires Galvão, também era vereador em 2014. Também eram vereadores à época, Diniz Parússolo Martins (in memoriam), Fabio Roberto Amadio, Luiz Carlos Galvão, Roberto Honório de Oliveira e Rogério César Sacoman.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Rede Sete Supermercado
Unimed Adamantina

Na entrega do Título o idealizador Hélio Santos destacou o significado da homenagem. “Esse título de Cidadão Adamantinense é o reconhecimento da Câmara Municipal por tudo que a família Toffoli representa à nossa cidade”, disse. “É um título para o José Mário, mas reflete uma homenagem para toda a família”, completou.

José Mário nasceu em Marília, em 22 de abril de 1938. Seus pais Francisco Dario Toffoli e Antonieta Dal Ponte Toffoli mudaram-se para Adamantina em 1942. Francisco Dário Toffoli foi pioneiro responsável por diferentes iniciativas na cidade, e teve protagonismo ativo em toda sua vida.

Titulo entregue pelos vereadores ao homenageado (Acervo Pessoa/Cedida).

Em Adamantina, José Mário ingressou na comunicação em 1955, como repórter na Rádio Brasil, emissora onde atua até hoje e coleciona milhares de reportagens, entrevistas, transmissões e coberturas ao longo de quase 70 anos nos microfones da emissora.

Hoje participa do jornalístico Voz da Cidade e no noticiário esportivo, e atua como agente de publicidade, onde faz captações comerciais. Ainda na comunicação, em janeiro de 1966 fundou o Jornal O Adamantinense (hoje Diário do Oeste).

O homenageado foi gerente do antigo Cine Santo Antônio, depois também atuou nas mesmas funções no Cine Adamantina, e foi fundador do Lions Clube local. Na Prefeitura de Adamantina trabalhou no antigo departamento de água e esgoto e foi responsável pelas primeiras emissões das faturas. 

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Tem graduação superior em pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Adamantina (hoje FAI), período em que foi presidente do diretório acadêmico. Foi professor primário na zona rural e lecionou no antigo ginásio industrial (hoje Etec Eudécio Luiz Vicente), onde chegou a exercer a direção da unidade de ensino.

Radialista está há quase 70 anos nos microfones da Rádio Brasil (Redes Sociais).

É idealizador do Torneio da Liberdade – Dia do Trabalhador, uma celebração esportiva que aconteces todos os anos em 1º de maio, desde a década de 60, em Adamantina, reunindo diferentes categorias profissionais para comemorar a data.

Ao longo de sua vida José Mário construiu seu legado e uma relação positiva com diferentes setores da comunidade, autoridades e com a população.

Publicidade

FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone