Cidades

Comerciante pioneiro, Yuske Miyamura é homenageado com o título de Cidadão Adamantinense

Empresário fundou a Relojoaria Adamantina em 1965, em Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 26 de maio de 2024 | 11h41
O homenageado Yuske Miyamura (Cedida). O homenageado Yuske Miyamura (Cedida).

O empresário Yuske Miyamura, fundador da Relojoaria Adamantina, em 1965, foi homenageado nesta semana pela Câmara Municipal local com o título de Cidadão Adamantinense. A honraria foi proposta pela vereadora Noriko Onishi Saito, acompanhada dos vereadores Ricardo Soares Cangirão e Hélio José dos Santos.

Em votação na última segunda-feira (20) o projeto de decreto legislativo que concede a homenagem foi aprovado por unanimidade no plenário da Câmara. A entrega do título acontece em data a ser agendada pelo homenageado. Na mesma sessão também foi aprovado título semelhante ao médico João Eduardo Barbosa Pacheco (Dr. Pacheco).

Publicidade

Rede Sete Supermercado
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Conforme a biografia do homenageado, que embasa o projeto aprovado, Yuske nasceu em Marília. Foi o segundo dos sete filhos do casal Yutaka Hatanaka e Itsuko Miyamura, que chegou à cidade em 1948, nos primórdios de Adamantina. Yuske e os irmãos passaram a estudar no 1º Grupo Escolar, onde hoje é o campus I da FAI.

O homenageado Yuske Miyamura (Cedida).

A situação não era das melhores para uma família numerosa e, aos 16 anos, Yuske foi para São Paulo trabalhar para ajudar no sustento familiar. Lá aprendeu a profissão de relojoeiro com seu tio Kozo Itihara, por quatro anos. Após a capacitação, foi para Itaporã (MT) onde consertava relógios na luz do dia, pois ainda não havia energia elétrica na localidade.

Em 1965 ele retorna para Adamantina e abre duas portinhas de uma loja de relógios com o nome de “Relojoaria Adamantina”, e assim começava uma história de conquistas e progresso.

O homenageado Yuske Miyamura (Cedida).

A empresa, juntamente com a esposa Emília, adquiriu prestígio e se tornou referência no comércio local. Ano que vem completa 60 anos de história.

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Atualmente o casal Miyamura desfruta da aposentadoria e faz o que mais gosta: cantar. Eles participam de inúmeros concursos de karaokê, em nível regional e estadual, acumulando os dois mais de 350 troféus.

Em 2018, o neto mais velho de Yuske, Alberto Akira Miyamura Filho, aos 28 anos, assumiu o comando da Relojoaria.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone