Com pedidos desde 2017, Prefeitura anuncia reforma dos banheiros da feira-livre
Banheiro estão localizados no começo da Rua Deputado Salles Filho, altura da praça José Costa.
A Prefeitura de Adamantina divulgou nesta segunda-feira (14) que irá reformar os banheiros públicos da feira-livre, localizados no início da Rua Deputado Salles Filho, junto à praça José Costa, centro da cidade. De acordo com a Prefeitura, a melhoria visa atender antiga reivindicação de feirantes, comerciantes, moradores e vereadores.
Banheiro da feira-livre/Praça José Costa (Foto: Siga Mais).
Banheiro da feira-livre/Praça José Costa (Foto: Siga Mais).
Na Câmara Municipal, segundo apurou o SIGA MAIS, há diversos pedidos de vereadores para obras de reformas e melhorias no espaço. O mais antigo deles é a Indicação Nº 542/17, do vereador Aguinaldo Galvão. “Indico, regimentalmente, ao Senhor Prefeito do Município, que determine à Secretaria Municipal de Obras e Serviços proceder a uma completa reforma, inclusive na parte hidráulica, e pintura dos banheiros no pátio da antiga Fepasa, onde são realizadas as feiras-livres de quarta e domingo. A situação precária dos banheiros vêm recebendo várias críticas dos usuários, tanto dos feirantes como dos consumidores que não têm condições de usarem o referido local”, diz o texto da matéria legislativa, de 18 de setembro de 2017.
Outros pedidos do próprio vereador e outros parlamentares se repetiram ao longo dos mais de quatro anos, reiterando a solicitação.
Reforma
Conforme divulgou a Prefeitura, foi aberto um processo licitatório para contratar empresa especializada para a obra de reforma dos banheiros com fornecimento de material e de mão de obra pela contratada. As obras estão orçadas em R$ 40.785,23.
Banheiro da feira-livre/Praça José Costa (Foto: Siga Mais).
Banheiro da feira-livre/Praça José Costa (Foto: Siga Mais).
Dentre as melhorias que serão executadas por meio da reforma estão a substituição dos sanitários e dos pisos, troca do foro e, ainda, pintura externa. A estimativa é que após a conclusão do processo licitatório e dada a ordem de serviço, a obra fique pronta em três meses.
Atualmente, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente é a responsável pela manutenção da praça que conta com uma fonte.
Sobre a licitação
A abertura dos envelopes “habilitação” e “propostas” será realizada no dia 25 de fevereiro de 2022, às 9h, na sala de reuniões da Procuradoria Geral do Município, situada na Rua Osvaldo Cruz nº 262, 4º andar, centro.
Os interessados em participar devem entregar os envelopes até as 8h45 do dia 25 de fevereiro. O valor estimado da licitação é de R$ 40.785,23.
Para participar da licitação, a licitante interessada deverá proceder ao cadastramento prévio obrigatório devendo comparecer até o dia 22 de fevereiro de 2022, até as 17h30 no Departamento de Licitações (3º andar da Prefeitura do Município de Adamantina).
Outros espaços
Sobre o funcionamento dos banheiros públicos, em Adamantina, o SIGA MAIS solicitou na última sexta-feira (11) nota à Prefeitura local. Nesta segunda-feira, em resposta, expôs sobre os horários de abertura, desses espaços, e informou sobre investimentos para melhorias dos sanitários. Veja a nota:
“A Prefeitura de Adamantina informa que vem gradativamente executando melhorias nos banheiros públicos de acordo com as demandas. As obras já foram executadas no Parque Caldeiras, Parque dos Pioneiros, Jardim Adamantina. As melhorias também serão executadas nos banheiros da Praça Deputado José Costa, por meio do processo licitatório que já está aberto. O projeto de revitalização da Praça Élio Micheloni contempla ainda a construção de novos banheiros no local. A obra será realizada com recursos provenientes do MIT. Além disso, está prevista ainda melhorias no banheiros do Ginásio de Esportes Paulo Camargo e Quadra Carlos Santana Bueno.
Os banheiros novos e antigos no Parque dos Pioneiros funcionam nos 7 dias da semana das 7h às 23h. Na Praça Euclydes Romanini e Deputado José Costa, os banheiros estão abertos de segunda a sexta das 7h às 17h. No Parque Caldeira, os banheiros podem ser usados todos os dias da semana das 7h às 17h, assim como na Praça da Estrela. Na Praça Prestes Maia, o funcionamento se dá das 7h às 17h e na sexta-feira, ele permanece aberto até o fim da feira”.