Com 846 câmeras, central de monitoramento de Dracena entra em operação
Estrutura conta com 846 câmeras de monitoramento, acessÃveis em tempo real na central.

Entrou em operação no dia 9 de fevereiro a nova Central de Segurança e Inteligência (CSI) de Dracena. Conforme divulgou a prefeitura do município, a estrutura conta com 846 câmeras de vigilância instaladas em pontos estratégicos das vias públicas da cidade, com monitoramento em tempo real.
Com isso, conforme destaca a prefeitura, o sistema de segurança de Dracena passa a ser referência no Estado de São Paulo. “É um grande passo, uma grande inovação, um grande investimento que vai garantir a segurança das pessoas”, declarou o prefeito André Lemos, idealizador da CSI.
De acordo com o poder público municipal as 846 câmeras estão integradas a uma sala de monitoramento equipada com 12 telas para acompanhamento em tempo real, e quatro mesas de trabalho onde os vigilantes, os policiais militares e o gestor do CSI passam acompanhar as imagens.
Conforme a prefeitura, são 12 vigilantes treinados que realizarão o revezamento em turnos de 12 x 36 horas. O monitoramento sempre terá dois deles, além de um policial militar no período noturno.
O sistema funciona em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil, ambas com acesso às imagens em tempo real. É uma ferramenta importante para manter os indicadores de segurança no município.
Em Adamantina um sistema parecido, em menor escala, entrou em operação em 2017, e foi parcialmente desmobilizado. Em diferentes pontos onde as câmeras foram inicialmente instaladas os equipamentos não estão mais presentes, como mostrou o SIGA MAIS em 13 de maio do ano passado.