Cidades

Com 728 fotos histórias em 390 páginas, livro Reviver Adamantina II será lançado nesta quinta-feira

É mais uma publicação editada por João Carlos Rodrigues.

Por: Da Redação atualizado: 12 de novembro de 2021 | 07h33
João Carlos Rodrigues faz nesta quinta-feira o lançamento do livro Reviver Adamantina II (Arquivo/Siga Mais). João Carlos Rodrigues faz nesta quinta-feira o lançamento do livro Reviver Adamantina II (Arquivo/Siga Mais).

Acontece nesta quinta-feira (11), às 20h, a noite de autógrafos de lançamento do livro “Reviver Adamantina II”, de João Carlos Rodrigues. Em 390 páginas, a publicação reúne 728 fotos históricas da cidade, todas legendadas. O de lançamento será realizado no anfiteatro da biblioteca municipal “Jurema Citelli”, com atenção às normas sanitárias para a Covid-19. O público também poderá acompanhar pela fanpage do site Clikar.

Ao SIGA MAIS, o autor descreveu a nova publicação. “Identifico ela como um complemento da história adamantinense, pois não terá nada que já foi publicado no livro Reviver Adamantina, lançado em 2016. Serão muitas imagens inéditas relacionadas a festividades, ferrovia, eventos culturais, política, curiosidades e algumas homenagens”, diz.

Ele explicou que o processo de seleção das imagens, muitas delas já reunidas em seu arquivo, reunidas desde 2016. Apenas 98 das 728 imagens são do Arquivo Histórico Municipal. Outras foram selecionadas a partir de postagens realizadas no grupo Somos Nós de Adamantina, no Facebook. “Algumas já estavam legendadas e outras recorri a pessoas que tinham conhecimento e me auxiliaram na identificação do ano, qual seria o evento e nomes dos envolvidos”, detalha.

Entre as 728 imagens, um dos destaques é uma foto da década de 50 com a área central de Adamantina já urbanizada e com muitas construções, porém sem a construção da Igreja Matriz de Santo Antônio.

O primeiro Reviver Adamantina foi lançado em 2016 e segundo Rodrigues, superou todas as expectativas, com a comercialização de 800 exemplares. “Esta publicação foi enviada aos quatro cantos do Brasil e para oito países, onde residem pessoas oriundas de Adamantina”, fiz orgulhoso.  Ele também editou e publicou a Revista do Futebol Adamantinense, lançada em 1 de dezembro de 2015; Livro Reviver Futebol Adamantinense de 28 de junho de 2017; e o Memorial do Futebol Adamantinense em 28 de novembro de 2018.

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Produção independente

Ele destaca que todo o projeto é totalmente independente. “Não recebo nenhum recurso público ou privado”, diz. “Todo o custo da diagramação, montagem da capa, registro ISBN, que é um sistema internacional de identificação de livros, impressão e transporte, são custeados por mim. Devido a isso comercializo o livro a preço de custo, para recuperar o valor investido, não tendo nenhum interesse financeiro. Meu principal objetivo é disseminar a história adamantinense”, ressalta.

Lançamento do primeiro Reviver Adamantina, em 2016 (Arquivo/Siga Mais).

Com essa trajetória, e a contribuição à memória da cidade, ele faz seus agradecimentos. “Agradeço a Deus, por me permitir realizar mais esse projeto, minha família, alguns colaboradores que me auxiliaram e continuam colaborando e a mídia adamantinense que apoia o meu trabalho”, completa.

O autor

João Carlos Rodrigues é historiador e técnico em informações geográficas e estatísticas. Trabalhou por 44 anos como servidor público do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

Ingressou no órgão no dia 8 de março de 1976, como técnico de pesquisas. Ele assumiu a chefia da Agência do IBGE de Adamantina dez anos depois, em 13 de janeiro de 1986, cargo que ocupou por 35 anos, como qual se aposentou em fevereiro passado.

No IBGE local João Carlos realizou os Censos Agropecuário em 1976, 1981, 1986, 2007 e 2017. Já no Censo Demográfico, participou em 1980, 1991, 2000 e 2010.

Publicidade

FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone