Ciclo traz palestras e capacitação contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Atividades marcam o 18 de maio, com palestras nas escolas e capacitação, em Adamantina.

Dentro do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, comemorado em 18 de maio, Adamantina realiza uma ampla programação com palestras e atividades de capacitação, a serem realizadas nas escolas municipais e no anfiteatro da Biblioteca Municipal.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social de Adamantina, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Conselho Tutelar, mobilizando também, como parceiros, a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e a rede local de proteção às crianças e adolescentes.
As palestras são voltadas aos pais e responsáveis das crianças matriculadas nas escolas municipais de ensino fundamental de Adamantina. O tema abordado será “Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes – Mitos e realidades, consequências e prevenção”.
A exposição sobre o tema, nas palestras e na capacitação, será feita pela APROCAF (Associação de Proteção à Criança, Adolescente e Família de Lucélia), que desde 2008 desenvolve campanhas de conscientização comunitária em prevenção e combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes (VDCA), prevenção e combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil e prevenção da violência na 1ª infância.
A facilitadora das palestras e da capacitação será Mercia Fuzetti de Almeida Troncon, psicóloga com especialização em administração dos serviços de saúde, em psicopedagogia, em saúde mental e cursos de difusão pela rede RECRIA em Compreensão da VDCA (2014) e Intervenção em VDCA (2015). Atua também no atendimento psicossocial a crianças e adolescentes vítimas dessas violências.
18 de maio
A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa de crianças e adolescentes. O esforço da mobilização visa sensibilizar e garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Programação de palestras nas escolas
15/05 – Palestra: ”Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Mitos e realidades, conseqüências e prevenção”
Local: EMEF Navarro de Andrade – Praça Tiradentes, 546 – Centro
Horário: 19h30
Público alvo: Pais e responsáveis
17/05 – Palestra: ”Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Mitos e realidades, conseqüências e prevenção”
Local: EMEF Navarro de Andrade – Praça Tiradentes, 546 – Centro
Horário: 19h30
Público alvo: Pais e responsáveis
22/05 – Palestra: ”Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Mitos e realidades, conseqüências e prevenção”
Local: EMEF Teruyo Kikuta – Rua dos Jasmins, 154 – Vila Jardim
Horário: 19h30
Público alvo: Pais e responsáveis
29/05 – Palestra: ”Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Mitos e realidades, conseqüências e prevenção”
Local: EMEF Eurico Leite de Moraes – Rua Dante Mantovani, 230 – Jardim Adamantina
Horário: 19h30
Público alvo: Pais e responsáveis
Capacitação com a Rede Protetiva
15/06 - Capacitação: “Violência doméstica contra crianças e adolescentes”
Local: Anfiteatro da Biblioteca Municipal
Horário: 8h
Público alvo: Rede de Proteção à criança e adolescente de Adamantina
18/06 - Capacitação: “Violência sexual contra crianças e adolescentes”
Local: Anfiteatro da Biblioteca Municipal
Horário: 8h
Público alvo: Rede de Proteção à criança e adolescente de Adamantina