Cidades

Chuva de 7,4 mm interrompe período de estiagem em Adamantina; alerta sinaliza chuvas intensas

Choveu pouco na madrugada desta segunda-feira (8), mas mudança no tempo trouxe alívio ao clima.

Por: Da Redação atualizado: 9 de agosto de 2022 | 15h45
São três avisos/alertas vigentes nesta segunda-feira, pelo INMET, dos quais um deles (na faixa amarela), inclui Adamantina (Reprodução/INMET). São três avisos/alertas vigentes nesta segunda-feira, pelo INMET, dos quais um deles (na faixa amarela), inclui Adamantina (Reprodução/INMET).

Uma chuva esparsa de 7,4 mm na madrugada desta segunda-feira (8) em Adamantina interrompeu um ciclo de estiagem e ampliou a umidade relativa do ar na cidade e região. As mudanças no clima também reduziram as temperaturas.

Conforme dado da estação meteorológica automática do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), instalada na Agência Paulista do Agronegócio (APTA) Regional de Adamantina, na Estrada 14, as chuvas ocorreram conforme registros entre 1h e 5h da manhã, acumulando 7,4mm.

Os registros anteriores de chuvas em Adamantina, de acordo com a mesma fonte de dados, ocorreram em 13 de julho (1,3mm) e em maior intensidade nos dias 17 de junho (22 mm) e 18 de junho (19,1 mm).

INMET: alertas para a região

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) tem três alertas vigentes que incluem a região do Oeste Paulista, dos quais um deles insere Adamantina. Conforme o INMET, a faixa amarela no mapa aponta área com alerta de chuvas intensas, de “perigo potencial”. O alerta é vigente das 10h12 de hoje até às 10h desta terça-feira (9), com possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos de 40 a 60 km/h (veja aviso).

Outros dois alertas, vigentes até amanhã, consideram uma parte o Oeste Paulista, e não inserem Adamantina. São alertas de “perigo”, e consideram as áreas marcadas na cor laranja.

Um deles está vigente das 9h30 de ontem (7) às 10h de desta terça-feira, com possibilidade de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos (veja aviso).

O outro, iniciado hoje às 9h54, narra possibilidade de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, risco de ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo, além da possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos (veja aviso).

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Situação do tempo

Nesta segunda-feira, como descreve o Climatempo, toda a atmosfera fica mais instável e por isso as condições de chuva aumentam bastante no centro-sul do Brasil. De acordo com o portal meteorológico, esta será uma semana com grandes mudanças no país, por causa do avanço de uma grande e forte frente fria.

No Sudeste, o destaque é a temperatura mais baixa em São Paulo, sul de MG e RJ. O tempo fica instável nestas áreas, com predomínio de céu nublado e com chuva em vários momentos.

O Climatempo também destaca que o risco de temporal é maior no Oeste Paulista, mas também não se descarta o risco de chuva moderada a forte em outros pontos, como na cidade de São Paulo.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
FS Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone