Chuva de 45 mm em menos de uma hora causa inundações e transtornos em Adamantina
Nos últimos 7 dias, acumulado em Adamantina é de 204,6 mm de chuvas.

Uma forte chuva na tarde desta terça-feira (1), em volume concentrado, causou inundações e transtornos em pontos conhecidos de Adamantina. A chuva ocorreu pouco depois das 15h e durou menos de uma hora.
Alameda Santa Cruz (Foto: Siga Mais).
Avenida Santo Antônio (Foto: Siga Mais).
Alameda Maria Cândida Romanini (Foto: Siga Mais).
Rua Osvaldo Cruz x Alameda Padre Nóbrega (Foto: Siga Mais).
Rua Osvaldo Cruz x Alameda Padre Nóbrega (Foto: Siga Mais).
Segundo números locais da rede meteorológica automática do CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), coletados na APTA (Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio), localizada na Estrada 14, área rural de Adamantina, os dados pluviométricos disponibilizados às 16h, acerca da hora anterior, mostram precipitação de 45,2 mm.
Parque do Caldeira (Foto: Siga Mais).
Para esta terça-feira, o total de chuvas em Adamantina, na Estrada 14, foi de 51,1 mm, com os seguintes registros:
- 12h: 0,3 mm
- 14h: 1,5 mm
- 15h: 0,3 mm
- 15h: 45,2 mm
- 17h: 3,8 mm
Pontos críticos
O volume concentrado, na faixa das 15h às 16h, causou transtornos e alagamentos em pontos críticos de Adamantina.
A reportagem do SIGA MAIS percorreu alguns desses locais e identificou enchentes na Avenida Deputado Cunha Bueno (trecho entre a Rua Nove de Julho e a Rua Joaquim Nabuco); na Alameda Santa Cruz (trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e a Rua Euclides da Cunha); Alameda dos Expedicionários (trecho entre a Rua Euclides da Cunha e a Avenida Santo Antônio); Avenida Santo Antônio (trecho entre a Alameda Cônego João Baptista de Aquino e Alameda Padre Anchieta); Alameda Maria Cândida Romanini (trecho entre a Rua Osvaldo Cruz e Avenida Dr. Adhemar de Barros); e na Rua Osvaldo Cruz, cruzamento com a Alameda Padre Nóbrega, na esquina do Parque dos Pioneiros. Veja vídeo produzido e publicado pelo SIGA MAIS:
Também houve registro de enchente na Av. Dr. Adhemar de Barros, próximo ao cruzamento com a Alameda Fernão Dias, região do Fórum. Um vídeo de internauta mostrou o local:
Em uma semana chove 204,6 mm
Mensurando os dados pluviométricos dos últimos sete dias, o volume acumulado de chuvas, em Adamantina, é de 204,6 mm, segundo números coletados na APTA. Nas 24h do último domingo (30) foram 178,2 mm de chuvas.
Os volumes diários são medidos das 7h às 7h do dia seguinte. Veja os dados da última semana:
- 31/01: 0,5 mm
- 30/01: 122,7 mm
- 29/01: 58,2 mm
- 28/01: 4,6 mm
- 27/01: 0,3mm
- 26/01:18,0 mm
- 25/01: 0,3 mm
Osvaldo Cruz deve decretar estado de emergência devido às chuvas
A Prefeita de Osvaldo Cruz, Vera Morena (PP) convocou nesta terça-feira uma reunião de emergência com as equipes das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento, Obras e Operações Urbanas e ainda a Defesa Civil para uma avaliação quanto ao impacto das chuvas do final de semana. O Município deve decretar estado de emergência até amanhã (2).
A administração pediu às pastas que fizessem relatórios sobre todos os locais afetados pelas chuvas no município.
O decreto deve tornar possível reparar os danos mais rapidamente, além de solicitar ajuda às esferas federal e estadual.
Diferentemente do vendaval de areia do ano passado, que também levou a cidade a uma situação de emergência, dessa vez os locais mais afetados foram em zonas rurais com a queda de pontes e acessos.